segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Querido John


Ano: 2010
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Autor: Nicholas Sparks

     John Tyree é um jovem rebelde, que não possui expectativas em relação ao seu futuro. Justamente por isso, ele decide se alistar no exército após concluir o ensino médio. Em uma de suas licenças ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. Ambos se apaixonam perdidamente e prometem esperar um ao outro até que John consiga concluir seus deveres militares. Porém, após os atentados de 11 de setembro, John é obrigado a escolher entre seu amor e seu país. Ambos descobrirão que o amor pode transformá-los de uma forma inimaginável.

     Podem ter certeza, se tem um autor que consegue te tocar profundamente em cada uma de suas obras, é Nicholas Sparks. Já li alguns livros dele e posso dizer que ele é o meu autor do gênero romance preferido. Porém, já devo alertá-lo que ele é conhecido por ter finais “de partir o coração”. Em “Querido John” temos isso? É claro que não vou falar aqui para vocês. Mas, já começo a dizer nessa resenha que independente de tudo, “Querido John” é uma obra que merece um pouco do seu tempo.


     Temos dois focos principais nesse livro, o primeiro deles é todo o relacionamento que é construído em torno de Savannah e John. Mesmo com personalidades e expectativas tão diferentes, é difícil imaginar uma química tão boa como a desses dois (acho que só Louise e Will de “Como eu era antes de você” superam). O relacionamento entre os dois vai se desenvolvendo de uma maneira tão natural que é impossível não se deliciar com as partes em que eles aparecem e torcer para que tudo dê certo no final.

     Porém nem tudo é um conto de fadas entre John e Savannah. Um relacionamento a distância não é fácil, não é mesmo? Imagina quando a expectativa de volta de seu namorado do exército muda completamente. Juntando isso com algumas complicações na vida familiar de John, o casal terá um longo caminho a percorrer. E isso só deixou o livro mais interessante. Nicholas Sparks não poupa o leitor da realidade, da perspectiva de que o amor precisa de muitas provações e que nem sempre tudo terá um final feliz. Isso deixou a trama tão real e palpável para o leitor que é impossível você não se envolver com o livro e tirar várias coisas para pensar.

     Uma das características que eu mais gosto nos livros de Nicholas Sparks é que ele não foca apenas no romance entre o casal principal, mas sim tenta mostrar todo o amor que está contido no mundo. Ele consegue juntar ambos esses aspectos com perfeição, nos tirando boas lágrimas e tornando o livro inesquecível para quem lê. E nesse em particular ele nos apresentou ao mundo da psicologia e, mais especificamente, das pessoas que possuem algum grau de autismo. E é exatamente esse o segundo foco do livro. As frases “o amor pode vir de diferentes formas” e “cada um tem um jeito diferente para expressar o seu amor” não conseguiam sair da minha cabeça durante a leitura.

     “Querido John” é um livro para todos aqueles que gostam de uma boa história de romance. A trama é bem elaborada, real, palpável, e isso só faz com que tenhamos um carinho maior pela obra. Se prepare para chorar muito e se emocionar com as lindas mensagens deixadas por “Querido John”.

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário