domingo, 8 de abril de 2018

Um Lugar Silencioso


Título em inglês: A Quiet Place
Direção: John Krasinski
Produção: Michael Bay, Andrew Form e Brad Fuller
Roteiro: Bryan Woods, Scott Beck e John Kasinski
Distribuição: Paramount Pictures
Ano: 2018
Duração: 90min
Gênero: Drama, Suspense

     Nos Estados Unidos, uma família tenta sobreviver a qualquer custo em meio a um apocalipse. Há um detalhe muito importante: nenhum deles pode fazer barulho. Isso se deve ao fato de seres que estão no planeta Terra caçarem os seres humanos por meio do som. Assim, eles devem fazer o impossível enquanto não descobrem como parar esses “monstros”.


     Em meio a tantos filmes de apocalipse zumbi e desastres biológicos, “Um Lugar Silencioso” vem nos mostrar de uma forma inovadora como será o fim do mundo. A história é extremamente engenhosa, nos mostrando nos mínimos detalhes como as pessoas têm que viver para não fazer tanto barulho. Desde a caminhos de areia, até pratos feitos de folhas de árvores, o roteiro não apresentou defeitos quanto às ações dos personagens, que por exceções das crianças (e por vezes até mesmo elas), não cometem erros.


     Sim! Sabe aqueles filmes em que os personagens fazem as coisas mais burras e improváveis do mundo? Como, por exemplo, entrar em um beco escuro ou ficar seguindo barulhos e luzes esquisitas? Então... Você não verá isso em “Um Lugar Silencioso”, um filme que mostra como pais bem sensatos e inteligentes vão proteger sua família. Logo, eu achei tudo bem realista, não forçando situações com os personagens para que algo de interessante aconteça na história.


     Na minha opinião, o único problema do roteiro foi quanto ao fato de não contar exatamente de onde aqueles seres surgiram e de onde tudo começou. A história já começou mostrando a família tentando sobreviver e tentando descobrir mais coisas sobre esses seres, então senti falta de algumas explicações. Pois na minha opinião, aqueles seres poderiam ter surgido tanto por experiências feitas por humanos, como serem extraterrestres.


     E se você gosta de suspense, prepare-se para ficar muito tenso e levar alguns sustos (que quase fazem o nosso coração parar). Nos vemos constantemente ansiosos com cada pequeno movimento dos personagens, sendo que a trilha sonora e a falta dela contribuíram para o nosso nervosismo. Até mesmo pegar um frasco de remédio era uma ação muito perigosa caso a pessoa não tomasse cuidado. Quando eu escutava algo rangendo ou um leve arrastar de um objeto, eu já ficava totalmente tensa esperando os “monstros” aparecerem.


     E é claro que uma boa história pede bons atores para nos convencerem de que ela é realmente boa, não é? E isso não foi o que faltou nesse filme, no qual tanto os atores mirins, quanto os adultos fizeram um excelente trabalho. Emily Blunt, John Kasinski, Milicent Simmonds e Noah Jupe conseguiram nos mostrar o verdadeiro desespero de se estar naquela situação, bem como o drama de se sentir culpado por certos acontecimentos e a pressão de conseguir proteger a todos. E uma curiosidade bem legal que descobri ao ler algumas reportagens sobre o elenco é o fato da atriz Milicent Simmonds realmente ser uma deficiente auditiva. Essa atriz de apenas quinze anos está começando a se destacar mundialmente.


     E aposto que enquanto vocês estiverem assistindo vocês vão se perguntar: “esse vai ser um daqueles filmes em que todo mundo morre?”. Pois é! Me peguei fazendo essa pergunta várias vezes. E quando os minutos finais realmente chegaram eu fiquei bem satisfeita com ele, pois ele foi bem realista e cheio de tensão e ação. Gostei muito de “Um Lugar Silencioso” e espero que tenhamos mais filmes assim por aí.

Nota: 8.5

2 comentários:

  1. Um Lugar Silencioso é um bom filme. Inova em seu formato, apostando no silêncio quase ininterrupto para causar uma tensão constante, e conta com uma boa dose de sustos e momentos de medo real. Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos A Coisa o filme Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo terror psicológico! Eles são os melhores e os que me deixam com mais medo, porém infelizmente muitos filmes não estão conseguindo captar a essência do gênero e me deixar realmente tensa e nervosa. Muitas pessoas criticaram "Um Lugar Silencioso", mas eu achei que ele realmente foi um dos melhores do gênero lançado por agora, embora eu saiba que ele também tenha seus defeitos. E em relação a It: A Coisa, tenho que admitir que eu fiquei com tanto medo que não consegui terminar de assistir, porém minha irmã (que também escreve para esse blog) assistiu e achou muito bom. Obrigada por comentar aqui no blog e continue nos dando sugestões de filmes! =)

      Excluir