sábado, 24 de março de 2018

O Mecanismo


Ano de Lançamento: 2018
Número de Episódios: 08
Criação de: José Padilha e Elena Soárez
Diretor: José Padilha, Felipe Prado e Marcos Prado
Distribuição: Netflix
Tempo Médio de Duração de Episódio: 40 à 50 minutos
Gênero: Drama, Política

     Marco Ruffo (Selton Mello) é um delegado da Polícia Federal que é sempre determinado a resolver seus casos e obcecado pela justiça. Um dia, ele e sua tutelada, Verena Cardoni (Carol Abras), encontram indícios da ocorrência da maior lavagem de dinheiro da história do Brasil. O problema é que os envolvidos são bem mais poderosos do que eles imaginavam, fazendo com que suas vidas mudassem para sempre.


     Gente, só tenho uma coisa a dizer: que orgulho dessas séries brasileiras. Primeiro a Netflix nos deu a maravilhosa “3%” e agora “O Mecanismo”. Não tinha como eu ficar mais feliz, não é? Principalmente porque Selton Mello, um de meus atores brasileiros favoritos, faz parte do elenco. Eu, que não gosto muito de novelas e filmes brasileiros, estou me surpreendendo com as séries, que realmente conseguem mostrar como os atores de nosso país são talentosos.


     O que eu acho mais interessante nessa série é o fato dos telespectadores conseguirem entender um pouco sobre a Lava Jato de uma forma bem mais legal, do que simplesmente ficar lendo em revistas e jornais (que não são muito parciais). Eu obviamente sei que nem tudo que mostrou na série é verdade, mas muitos elementos acerca de como ocorreu o processo de investigação eram verídicos, então consegui aprender muitas coisas novas.


     Outro elemento de tirar o chapéu em “O Mecanismo” é a parcialidade da história, que não pareceu favorecer nenhum partido. Foi deixado bem claro que políticos de vários partidos estavam inseridos na Lava Jato e eram extremamente corruptos. Até que enfim alguém conseguiu perceber isso, não é? Pois em meus círculos sociais sempre há pessoas que culpam só alguns, ao invés de todos. Logo, fiquei feliz da série corresponder mais ou menos com a minha opinião.


     Além disso, a história não colocou um público específico como “heróis” da história, mas sim pessoas justas, boas e implacáveis. Embora Ruffo e Verena fossem Policiais Federais, o roteiro deixou claro que havia policiais de tudo quanto é jeito: empenhados, corruptos, covardes, incansáveis, entre outros. Então, também acho que a série não ficou colocando ninguém em pedestais, mesmo o próprio Sérgio Moro (que é considerado um herói por muitos).

Que cara de deboche maravilhosa!

     E para complementar a trama brilhante, temos personagens maravilhosos e interessantes. Não preciso nem dizer o quanto Marco Ruffo era inteligente e implacável, sendo o perfeito exemplo de uma pessoa incorruptível. Mas mesmo que ele seja ótimo, não consegui deixar de achar Verena a melhor de todas. Ela estava quase sozinha em um ambiente predominantemente masculino e era muito esforçada e fiel a seus amigos. Quando ela queria se vingar de alguém era melhor sair de perto.


     E o que não faltava em “O Mecanismo” eram críticas à corrupção e à ignorância de certos brasileiros. E que críticas contundentes, viu? Ao escutá-las, eu conseguia pensar em várias pessoas que realmente precisam assistir a série para vê-las. Mas não vou falar exatamente quais elas são, pois isso vai estragar o momento. Então, se você ficou curioso é só assistir! ;)


     Por fim, a temporada encerra com alguns acontecimentos, mas abre espaço para que uma segunda temporada fale de novos temas, como o Impeachment de Dilma. O último episódio focou em muitos momentos pessoais dos personagens que realmente me deixaram curiosa e me deixou com uma certeza: ainda há pessoas que lutarão até o fim para melhorar a vida em seu país. E são elas que farão a diferença no final.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário