segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Atypical


Ano de Exibição: 2017
Número de Episódios: 8
Direção: Seth Gordon
Criação de: Robia Rashid
Produção: Weird Brain, Exhibit A e
Sony Pictures Television
Produção Executiva: Robia Rashid, Seth Gordon
e Mary Rohlich
Produtor (a): Jennifer Jason Leigh
Distribuição: Netflix
Tempo Médio de Duração de Episódio: 35 minutos

     Sam Gardner (Keir Gilchrist) é um garoto autista de 18 anos que decide que quer começar a namorar. Ele sempre foi muito protegido por sua família, sendo que sua decisão causou muita preocupação em todos, sobretudo em Elsa Gardner (Jennifer Jason Leigh), sua mãe. Assim, começa a “vida madura de Sam”, com ele aprendendo várias coisas sobre o amor e afetando sua família de várias formas diferentes.


     Quando eu vi o teaser dessa série na Netflix eu fiquei morrendo de vontade de ver. Eu não tenho muito conhecimento sobre o autismo, mas fiquei encantada com a perspectiva de conhecer mais coisas sobre ele e de me sensibilizar mais pelo assunto. Ás vezes acabamos por temer ou nos afastar de pessoas que são diferentes de nós pelo simples fato de não conseguirmos compreende-las, então essa série, na minha opinião, pode ser capaz de acabar com o preconceito de várias pessoas.


     O primeiro fator a se comentar sobre a série é que o próprio Sam narra a história, assim podemos entender cada vez mais como um autista pensa. Eu achei isso muito interessante, pois explica várias ações dessas pessoas. Ele conta tudo com uma sinceridade e humor inabaláveis, que faz com que você adore o personagem. Como eu não conheço ninguém que é autista, eu não sei se tudo o que representaram na série era verdadeiro, mas vi alguns comentários na Netflix de pais que possuem filhos autistas elogiando a série. Eu acho que isso é um bom sinal! <3


     Além de termos um protagonista muito legal e engraçado, temos vários outros personagens que acabamos gostando muito. Um exemplo é a família de Sam, que era muito heterogênea e possuía membros com personalidades bem diferentes. Casey (Brigette Lundy-Paine) é a irmã mais nova de Sam e minha personagem preferida, sendo aquele tipo de pessoa que não conseguia ver injustiças acontecendo e não fazer nada. Ela protegia muito seu irmão e tinha uma relação bem fofa com ele. Já Elsa, a mãe de Sam, consegue ser bem chata em muitos instantes, fazendo várias coisas erradas enquanto fingia que era perfeitinha.


     Achei bem legal como a família se organizava e como cada membro fazia algo diferente pelo Sam. É muito importante perceber as dificuldades que a família passa e a maneira como cada um aceitava aquilo que estava acontecendo. Por incrível que pareça, essa série fez parecer que os problemas dos outros eram muito maiores que aqueles que o do Sam tinha, bem como a persistência dele em conseguir aquilo que queria. Isso mesmo! A série não gira somente em torno dele, mas de sua família também.


     Não preciso nem dizer que a comédia é uma das melhores partes dessa série, não é? Ela é engraçada na medida certa e consegue inocentemente nos descontrair com vários acontecimentos. É claro que isso se deve ao nosso querido protagonista, que tinha uma personalidade muito detalhista, curiosa e sincera. Ele sempre pegava conselhos amorosos horríveis com Zahid (Nik Dodani), seu único amigo que parecia ser o garanhão do pedaço. Eu fiquei ansiosa em relação aos resultados que as conversas com Zahid iriam gerar.


     Então, quando chego no último episódio e fico na expectativa de o Sam conseguir uma namorada (ou não), eu descubro que provavelmente haverá uma segunda temporada. Muitos dos elementos que mais queríamos saber acabaram sem uma resposta e de uma forma bem crítica. A série conseguiu ser complexa e leve ao mesmo tempo, fazendo com que eu torcesse logo para um continuação. Até agora parece não ter nada confirmado pela Netflix, mas acho que eles vão renovar, já que a série parece estar sendo muito assistida e bem falada pelos usuários (acho que só vi nota máxima para Atypical na Netflix).

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário