terça-feira, 15 de agosto de 2017

Life Plan A and B


Ano de exibição: 2016
Número de episódios: 6
Emissora: TTV
Direção: Wang Xiaodi, Huang Tianren
Roteiro: Mag Hsu
Tempo médio de duração dos episódios: 1h e 30min

     Zheng Ru Wei (Rainie Yang) e Tang You Yan (Yan Yulin) formam um casal que vive de maneira simples, comendo macarrão todos os dias enquanto tentam lidar com os problemas que aparecem em suas vidas. Um dia, Ru Wei recebe uma oportunidade de promoção, na qual teria um salário maior e mais oportunidades, porém ela teria que ser transferida para a China. O maior problema é que You Yan não poderá acompanhá-la.  O que ela escolherá? O amor ou a carreira? O plano A ou o B?


     Sabe quando você está assistindo um k-drama e se sente em um mundo de fantasia? Um mundo onde tudo é perfeito e tudo fica se encaixando em seu devido lugar? Então... Não espere que esse tw-drama seja assim, pois ele foi simplesmente o drama mais realista que eu já vi em toda a minha vida. Acho que nunca me foi explicado tão claramente como nossas escolhas afetam nossas vidas e como temos que lidar com as consequências provenientes delas. Nem tudo é um mar de rosas, sendo que Life Plan A and B mostra aos seus telespectadores de maneira bem melodramática como estamos constantemente passando por altos e baixos.


     O fator que mais me pareceu realista foi a caracterização dos personagens. Todos possuem muitos defeitos e são bem humanos, cometendo erros extremamente estúpidos as vezes e não sendo nada legais com aqueles que amam. Ru Wei conseguia ser muito impulsiva e egoísta, bem como ficar reclamando de certas coisas o drama inteiro. Já You Yan parecia ser incapaz de falar o que devia ser dito em momentos cruciais e ficava rabugento com muitas coisas. Mas na minha opinião, o mais real foi a família do protagonista, sendo que o pai (Chang Fu Chien), a mãe (Chen Chi Hsia) e a irmã (Diane Lin) conseguiam trazer problemas até para a vida do casal principal de várias formas.


     Mas vocês podem ficar calmos que eles não possuem somente defeitos. Há várias qualidades que esses personagens possuíam que compensavam (às vezes) em relação aos erros que cometiam. O problema é que o drama parece ter focado mais em mostrar o lado ruim dos acontecimentos do que o bom, fazendo com que eu me sentisse triste e melancólica boa parte dele. Sério mesmo! Se você está passando por um momento não tão bom de sua vida eu aconselho que não assista, pois corre o risco de Life Plan A and B deixar você bem deprimido. O gênero dele não é classificado como melodramático à toa.


     Quem não se importa tanto com isso eu aconselho que o assista, porque ele possui uma história muito bem pensada e diferente. Nunca vi ou li algo que mostrasse uma trama mais ou menos do modo como ocorreu em Life Plan A and B. O roteirista conseguiu deixar o drama bem dinâmico, fazendo com que o telespectador reveze em ver os acontecimentos provenientes das escolhas entre o plano A ou B. Isso mesmo! Embora a protagonista vá escolher somente um dos planos, não vamos precisar ficar na curiosidade do que aconteceria se ela escolhesse o outro.


     Tenho que admitir que o drama me decepcionou um pouco em relação ao romance, pois nos primeiros episódios há muitas cenas fofas entre o casal principal e você fica querendo ver mais cenas felizes entre os protagonistas. Mas, não foi isso o que ocorreu. É tanto sentimento de arrependimento, frustração, raiva e tristeza entre o casal que eu acabei ficando com raiva dos acontecimentos e de como tudo estava caminhando. Eu já estava convicta de que não importando qual plano ela escolhesse, tudo daria muito errado no final.


     É claro que não vou contar para vocês o que aconteceu, afinal é isso o que te deixa mais curioso e ansioso para chegar ao último episódio: “Qual plano ela escolheu? Ela escolheu certo?”. Mas posso dizer que esse drama me marcou de formas inimagináveis e fez com que eu refletisse sobre ter medo de fazer escolhas errada ou mesmo sobre me arrepender. Nossa vida não fica melhor quando simplesmente tentamos de tudo para sermos felizes e deixamos nossos arrependimentos para trás?

Nota: 8.8

Spoiler do final, não leiam se não quiserem saber o que acontece: É claro que eu não me negaria a contar o final para aqueles que gostam de saber antes de assistir. Pois bem... No final é quase como se mostrasse o que aconteceu em duas dimensões diferentes, uma em que Ru Wei escolheu o plano A e outra em que escolheu o plano B. Naquela em que ela optou por não ir para a China ela finalmente passou a ter uma relação mais próxima ao que ela tinha antes com seu marido. Ela tem um lindo filho chamado Zhai Zhai e vive até hoje com seus sogros e cunhada. Na dimensão em que ela optou por ir para o exterior ela está separada de You Yan e o reencontra cinco anos após a sua separação. Quando você acha que eles ficarão juntos, você se decepciona, pois ele já tem um esposa e filha, uma família. Mas o legal é que ambos acabam por ter uma boa relação, sendo que a protagonista até vira madrinha da garotinha. Você fica com dó de saber que ela vai ficar sozinha, mas um acontecimento acaba por te fazer entender que ela terá um outro parceiro. Então, podemos dizer que os dois finais foram felizes, mesmo que os protagonistas não tenham ficado juntos em todos eles.

Um comentário:

  1. Afinal, estou confuso e deprimido. Fico bem, se vc me explicar como termina a vida de cada um nessa história. Muito obrigado Abc

    ResponderExcluir