sábado, 6 de maio de 2017

Resenha: O Destino da Número Dez


Título Original: The Fate of Ten
Autor: Pittacus Lore
Tradução: Débora Isidoro
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento no Brasil: 2015
Número de Páginas: 316

     Hoje venho falar do penúltimo livro da série Os Legados de Lorien, O Destino da Número Dez. Estou me sentindo meio contraditória nesse momento, pois estou esperando ansiosamente para saber o que acontecerá no final, mas não quero que a saga acabe. Só as melhores histórias fazem com que eu me sinta desse jeito, então tenha a certeza de que vale muito a pena ler esse livro. O título conseguiu me deixar muito nervosa, sendo que eu realmente não queria que nada de ruim acontecesse com Ella. Comecei a ler torcendo para que a morte não seja o destino da garotinha.

     Embora a história de O Destino da Número Dez seja muito empolgante, fiquei muito decepcionada com os autores por colocarem sempre os mesmos narradores. Fala sério! John e Seis narram quase todos os livros. Porque não passar essa função para um membro da Garde que ainda não teve a oportunidade de contar o que está acontecendo a partir de seu ponto de vista? O Número Nove e o Número Cinco não narraram nenhuma linha sequer. Não seria interessante ficar por alguns instantes na cabeça deles? Além disso, podiam ter colocado a Marina para narrar alguma parte da trama depois da morte do Número Oito. Ele teve uma total mudança de personalidade e de maneira de pensar e os autores não exploraram isso tanto quanto poderiam. São pequenos detalhes como esses que tornam a história bem mais empolgante para o leitor.

     O livro se iniciou de maneira bem surpreendente: uma garota está fugindo dos mogadorianos por uma cidade e, de repente, ela usa da telecinese para se proteger. Quem é essa garota? Descobrimos depois que ela se chama Daniela e que ela foi um dos humanos que ganharam Legados após a conversa dos Gardes com Lorien. E o melhor de tudo foi que Sam também ganhou Legados, usando da telecinese (parece que todos possuem esse poder) para salvar a vida de John no final do último livro. Fiquei muito feliz por ele, pois ele realmente merecia ser um dos que ganhariam Legados, assim como Sarah.

     Outro fator que me surpreendeu é o fato dos autores terem colocado uma invasão mogadoriana antes do último livro. Eu realmente fui pega de surpresa, pois imaginava que Setrákus Ra só iria participar de uma batalha no final do último volume. Isso acabou por me deixar mais curiosa ainda para o sétimo livro, pois eu realmente não faço a mínima ideia do que terá nele. Será que os humanos ajudarão os Gardes? Os entregarão para o tirano? Ficarão indiferentes ao conflito? Isso é o que você vai descobrir nesse volume.

     Como esse livro está recheado de surpresas, também foi nos contada a história de Setrákus Ra, como ele se tornou o louco que ele é hoje. Isso é muito importante, pois até agora não tinham falado nada sobre ele, então acaba que não conseguíamos entender o personagem. Agora que eu sei de tudo, eu fico até com um pouco de pena dele, visto que ele parecia ter sido um lorieno normal em sua juventude. Porém, com tudo o que ele faz, não há como simpatizar com ele por mais do que cinco minutos.

     Enfim, termino essa resenha dizendo que o último capítulo foi realmente de matar. Teve um acontecimento tão triste que eu chorei bastante. O incrível, é que o modo como os autores escreveram o momento não foi triste, mas sim a maneira como você imagina a dor e a agonia de alguns personagens. Esse acontecimento poderá ser, no próximo livro, o determinante para que Setrákus Ra morra.

Nota: 9.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário