terça-feira, 30 de maio de 2017

Coraline


Ano: 2008
Número de Páginas: 192
Editora: Rocco
Obra Original: Neil Gaiman
Adaptação e Ilustração: P. Craig Russell

     Coraline Jones é uma garota curiosa e aventureira que acabou de se mudar para uma grande casa. Em uma de suas explorações ela descobre uma porta que a leva para uma outra dimensão, que é praticamente idêntica a dela, porém, tudo aparenta ser melhor. Para ficar no outro mundo para sempre, basta um “pequeno” sacrifício: deixar que a outra mãe costure botões em seus olhos.


     Percebendo que há algo de estranho e bem perturbador em seus outros pais, ela recusa a oferta. Porém, quando ela volta para sua verdadeira casa, descobre que seus pais sumiram e foram aprisionados pela sua outra mãe. Com coragem e inteligência ela deverá escapar desse mundo enganoso e salvar sua família.



     Já assistiram a animação “Coraline”, com direção e roteiro de Henry Selick? Eu amo aquele filme! Toda vez que passa na televisão eu assisto. Adorei o modo como os personagens foram retratados, ficou tudo bem macabro. Por isso mesmo, quando eu vi que tinha uma HQ com a história de Coraline, fiquei super empolgada para começar.

     Porém, tive uma grande decepção ao começar. Não era nada do que eu tinha imaginado. A história era a mesma do filme (descobri que tem um livro também e sem dúvida nenhuma vou lê-lo), então não pensem que não gostei de determinadas partes da HQ porque eu já sabia da história. Podem ter certeza, se estou lendo ou assistindo algo que eu já sei toda a trama, é porque eu realmente gosto da trama.

O gato, meu personagem preferido em toda a trama

     Primeiro vou começar dizendo que não gostei nem um pouco dos traços da HQ. Não quero ofender P. Craig Russell, mas achei que o desenho não estava assim tão caprichado e posso até dizer que estava meio desleixado. Não são ilustrações que você olha e já fica maravilhado com os detalhes, como em “Winter Woods”, “Orange Marmalade”, “Harley Quinn” ou em alguns mangás. Por isso mesmo, já comecei ler a HQ e fiquei muito insatisfeita. Gosto de boas ilustrações quando estou lendo uma HQ. Porém, os traços ficaram perfeitos para determinadas ocasiões. A aparência dos personagens comuns já estava macabra, agora imagina a dos outros pais...



     Outro detalhe que me desagradou um pouco foi a maneira que a história foi contada. Sentia que muitas vezes o narrador da história falava algumas coisas obvias para quem está lendo e não agregou muito para a trama. Não ficou uma narrativa muito natural, sabe? Ao mesmo tempo, alguns diálogos também ficaram deixando a desejar.


     Para quem já conhece a história acho que vai se decepcionar um pouco, a qualidade da HQ está bem inferior ao do filme e acredito que do livro também. Porém, foi bom para passar o tempo. Acho que quem nunca assistiu ao filme ou leu o livro, vai gostar, porque a história é muito boa. Leiam para tirar suas próprias conclusões!

Nota: 3

Já leu a HQ de “Coraline”? Gosta da história assim como eu? Tem alguma sugestão de HQs? Postem nos comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário