terça-feira, 18 de abril de 2017

Resenha: Rangers Ordem dos Arqueiros – Feiticeiro do Norte


Ano: 2010
Páginas: 288
Editora: Fundamento
Autor: John Flanagan

     Mais uma resenha do livro dos meus arqueiros preferidos para vocês! Esse é o livro 5 da série “Rangers Ordem dos Arqueiros”. Clique nas resenhas dos livros 1 ao 4 a seguir caso não tenha lido algum deles: Livro 1, Livro 2, Livro 3 e Livro 4.

     Depois de vários anos de dedicação e inúmeros perigos, Will finalmente se tornou um arqueiro. Agora ele começará sua própria vida de arqueiro sem a supervisão de Halt. Como primeira tarefa, ele deverá assumir o posto de guardião do feudo de Seacliff, uma ilha do reino de Araluen que se situa em uma parte bem tranquila do reino.

     Sua estadia no novo feudo mal começa e Will recebe a visita de uma amiga de infância: Alyss, a mensageira. Ela lhe dá uma nova missão, viajar até o extremo norte, em Macidaw, onde uma misteriosa doença acometeu lorde Syron, o senhor do castelo. Enquanto todos falam que a doença do lorde é obra de um maligno feiticeiro, Will deverá descobrir sobre a verdade em relação aos estranhos rumores. Will contará apenas com suas habilidades e inteligência em meio a superstições, boatos e aparições inexplicáveis.

    Depois de 4 livros e 4 grandes e emocionantes tramas, começam a surgir as seguintes dúvidas: “Tem mais? Quais serão as histórias por trás dos próximos volumes? A trama não vai ficar repetitiva ou cansativa?”. Isso mesmo, já vi vários livros, seriados e HQs que começam a perder o encanto justamente pela criatividade e a novidade começarem a faltar nas sequências. Se você também é um leitor que se preocupa com isso, pode ficar despreocupado. John Flanagan consegue nos prender do primeiro ao quarto livro, e isso não é diferente com “O Feiticeiro do Norte”. Impressionante como o autor consegue nos trazer surpresas agradáveis, novos personagens e a descoberta de novas características e habilidades dos velhos protagonistas.

     Como eu comentei antes, Will precisa lidar com suas primeiras tarefas sozinho, sem a supervisão de Halt. Percebemos de longe o tanto que ele amadureceu e consegue lidar perfeitamente com os desafios que aparecem. Não canso de me impressionar com as habilidades e inteligência de Will. E vocês vão perceber que não são somente os leitores que se impressionam com as grandes façanhas de arqueiro... E as aventuras são tão emocionantes que é impossível não se pegar ansioso para saber o que acontece em seguida. Preparem-se para se surpreender do começo ao fim.

     E uma das partes mais emocionantes do livro: quem está por trás da doença de lorde Syron? Quem é o feiticeiro? O que é aquele colossal Guerreiro da Noite? Os mistérios contidos no livro foram muito bem elaborados e me deixaram muito curiosa. A todo momento o leitor se pega juntando todos os fatos e tentando tirar suas próprias conclusões. Adoro livros assim!

    E nesse volume, somos apresentados a mais uma grande personagem feminina de “Rangers Ordem dos Arqueiros”: Alyss. Ela é uma das mensageiras do reino de Araluen, antiga amiga de Will e protegida do castelo Redmont. Por um lado adoro a personagem, ela é forte, decidida, inteligente e super determinada. Gosto bastante de personagens com essa personalidade. Por isso mesmo, nos sentimos muito impressionadas com ela também. Foi bastante legal ver um outro cargo destinado a serviços reais por outros olhos. Porém, também achei que Alyss é uma personagem descrita de uma maneira tão perfeita, que as vezes até acho ela é um pouco sem sal. Muitas vezes me pegava pensando em como prefiro muito mais Cassandra do que Alyss.

    Alyss não chegou como personagem apenas para ajudar Will em algumas tarefas, mas também para adicionar um pouco de romance na saga. Isso mesmo, percebemos claramente o amor entre os dois em “Feiticeiro do Norte”. Até gosto de Alyss e acho que ela e Will tem uma boa química, porém, a todo momento me pegava pensando que gostaria bem mais de Cassandra+Will. Mas, tudo bem, é o começo do romance dos dois no livro e achei que faltou para o autor um pouco de sensibilidade para escrever essas partes. Espero ver melhoras em relação a isso no próximo volume.

   E não temos apenas Alyss como nova personagem, mas também temos... Tantantanatan!! Uma maravilhosa cachorrinha de “semblante bem travessa”. Will a encontrou a beira da morte quando estava no feudo Seacliff e a pegou para si. Ela passou a ajuda-lo em suas missões posteriormente e a nutrir um carinho pelo seu salvador. Agora Will e Puxão ganharam uma nova companheira! :)

     Agora, o que mais me partiu o coração nesse livro foi a falta de Halt. Ele aparece pouquíssimas vezes durante o volume. Gosto bastante do personagem, por isso senti muita falta de suas cenas com Will. Mas, ao mesmo tempo, gostei bastante do livro focar principalmente em Will. Também entendo e já esperava que em algum momento iria ocorrer a separação entre mestre e aprendiz. Só digo uma coisa: por favor, por favor, por favor, mais Halt no próximo volume. <3

     A cada livro que passa me sinto cada vez mais cativada pela saga. Só espero mais surpresas e ótimas tramas para os próximos volumes. :D

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário