sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Resenha: Solomon’s Perjury


Ano de exibição: 2016-2017
Número de episódios: 12
Emissora: JTBC
Direção: Kang Il Soo
Roteiro: Kim Ho Soo e Miyuki Miyabe 
Tempo médio de duração dos episódios: 1h

     Eu não consigo descrever o quanto eu gosto de dramas com 12 episódios. Eles possuem tempo suficiente para criar uma excelente história e geralmente são desprovidos de qualquer tipo de enrolação. Se você é uma pessoa que muitas vezes não tem paciência de acompanhar dramas longos e se interessa por k-dramas colegiais com tramas mais maduras e inteligentes, Solomon’s Perjury é a série coreana ideal para você.


     A história do drama é muito interessante: Lee So Woo (Seo Young Joo), um aluno muito calmo e tímido, entra em uma briga com o valentão da escola, Choi Woo Hyuk (Back Cheol Min). O que todos acharam estranho, não foi somente o comportamento agressivo do pacífico So Woo, mas sim o fato dele ter se suicidado saltando do terraço da escola algum tempo depois. Após a polícia ter confirmado que realmente havia sido um suicídio, Ko Seo Yeon (Kim Hyun Soo), uma das alunas mais inteligentes do colégio (que eu esqueci o nome), recebeu uma carta anônima de alguém que afirmava que a morte do estudante foi um assassinato. O que Seo Yeon fará com essa informação?



     A história parece ser muito boa, não é? Imagina então quando alguns alunos se sentem incomodados com a morte do colega e começam a querer investigar o que aconteceu. Sem contar que eles criam um julgamento escolar para confirmar ou não a culpa de Woo Hyuk, deixando o clima do drama cada vez mais tenso e empolgante. Vocês entenderam porque esse não é um drama escolar comum? Eu estava cansada de romances infantis e cenas de draminhas bobos de adolescentes, então fiquei feliz quando Solomon’s Perjury veio como um drama escolar cheio de personalidade.


     Mas não pense que essa série não teve momentos descontraídos e até mesmo imaturos, afinal os personagens são todos adolescentes. Isso acabou por deixar algumas partes do drama bem engraçadas, o que eu não me importei nem um pouco. O que seria um drama escolar sem jovens que não são nada mais nada menos que jovens? Os produtores conseguiram deixar as sensações dos telespectadores sempre em equilíbrio, nem tensas demais, nem descontraídas demais. Eu ri horrores quando um dos personagens citou o vira-tempo da Hermione.


     E você deve estar se perguntando: teve romance? Não vou mentir para vocês, teve muito (MUITO) pouco. É quase como se menos de 10% do drama tivesse isso, e ainda de maneira bem sutil. Você percebia que alguns tinham uma paixonite pelos outros, mas isso só foi abordado no final do último episódio. No decorrer da história eu fiquei realmente com medo de ficar torcendo para o casal errado (já que eu algumas vezes faço isso), mas os roteiristas parecem ter escutado a opinião da maioria. Fiquei muito feliz!! <3



     O que dizer dos personagens: fiquei apaixonada! Sério mesmo! A maioria deles tinham personalidades tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão certas e que combinavam com eles mesmos. Por incrível que pareça, os dois principais, Seo Yeon e Ji Hoon (Jang Dong Yoon), foram os que eu menos gostei (embora tenha gostado muito deles kkkkk). Os meus queridinhos foram Bae Joon Young (Seo Ji Hoon) e Woo Hyuk (<3). O primeiro era todo fofinho e compreensivo, sendo um ótimo amigo para todo mundo. O segundo era um valentão que eu acreditava piamente que tinha um bom coração e que se importava com as pessoas.


     Mas, por incrível que pareça, a atuação que mais chamou a minha atenção não foi a dos atores que fizeram os personagens principais, mas sim a de Shin Se Hwui, a garota que interpretou Lee Joo Ri. Fiquei impressionada, pois ela conseguiu totalmente passar toda a amargura e ressentimento que sua personagem sentia por algumas pessoas. Sem contar que ela também conseguiu demonstrar a sensibilidade de Joo Ri para com sua amiga Park Cho Rong (Seo Shin Ae). Fiquei impressionada com a amizade das duas.



     Outro fator interessante de Solomon’s Perjury foi que os roteiristas não se preocuparam em retratar somente a investigação e o julgamento, mas também os diferentes tipos de vida que cada estudante tinha. Alguns tinham famílias estruturadas, outros tinham problemas com a mãe, outros com o pai, alguns eram constantemente mimados e protegidos (de maneira totalmente errada). Mostrou muito como os pais afetavam muito a felicidade e o jeito de ser dos filhos, bem como uma amizade pode fazer toda a diferença para que alguém se sinta bem.


     Mas o ponto principal dessa drama é a maneira como eles mostraram que as pessoas tem o instinto de se auto preservarem, mesmo que isso signifique que outras pessoas sairão prejudicadas por causa disso. Os estudantes viam várias coisas erradas, vários bullyings, mas tinham muito medo de fazer o que era certo. Sem contar que eu fiquei assustada de como alguns adolescentes eram maldosos, rindo das desgraças dos outros e desejando que alguns morram. Será que na Coréia do Sul é tudo tão extremo assim?


     Minha única crítica é quanto ao fato do drama perder o ritmo em certos momentos. Não me perguntem como isso ocorreu em uma série de 12 episódios, mas aconteceu. Eu senti que se tirassem alguns elementos da história, a intensidade dela conseguiria ser constante, só que teriam menos episódios e os momentos mais relevantes ficariam em foco o tempo todo. Me irritava muito o fato de não descobrirem logo quem era Ji Hoon e qual o passado dele com a vítima. Na minha opinião essa parte foi enrolação.


     Enfim, esse foi um drama que te surpreende e que te deixa curioso o tempo todo, pois a cada momento você suspeita de alguém. Perdi a conta de quantas vezes eu acreditava ou desacreditava em algo que os personagens falavam. O último episódio me fez chorar tanto de tristeza, quanto de emoção e consegue fazer com que você não deixe de pensar em como as pessoas podem mudar se elas se esforçarem para tal.

E aí? Já assistiu Solomon’s Perjury? Ainda não? Então não pense duas vezes e vai assistir agora!!

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário