quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Resenha: Querido Você


Ano: 2006
Páginas: 72
Editora: Ática
Autores: Beatrice Masini e Roberto Piumini

     Quem gostava de ler livros na infância? Eu adorava! Infelizmente, percebo que as crianças de hoje estão adquirindo cada vez menos o hábito de leitura (percebo isso até mesmo com crianças que são próximas a mim). Por isso mesmo, hoje minha resenha será de um livro infantil, que li em minha época de ensino fundamental. Afinal, o nosso site tem o objetivo de dar dicas de conteúdos para todas as idades, incluindo para crianças. Mesmo o livro ser destinado a um público mais jovem, não podemos deixar a nossa criança interior morrer, não é? Aproveitem a resenha!

     Quem nunca mandou bilhetinhos para os amigos no meio da aula? Miguel acabou de chegar em uma nova escola e ainda não conhece ninguém de sua sala. Um dia, uma misteriosa carta aparece em sua mochila de uma garota que diz estar apaixonada por ele. Os dois passam a se comunicar, enquanto “Euly” deixa seus bilhetes dentro da mochila de Miguel, ele coloca os seus atrás do quadro. E assim, Miguel entra em um jogo de descobertas, onde as cartas conterão pistas de quem é sua admiradora secreta. “Adivinha-me. Descubra-me. Conheça-me.”.

     O livro é totalmente narrado através de cartas, onde Miguel e “Euly” passam a se conhecer e conversar. Achei que a história ser narrada dessa forma, deu a trama um pouco de personalidade. Foi o único livro que li até hoje que a história é contada através de cartas. E não achei o conteúdo delas nem um pouco chato, monótono ou muito infantil. Tinha momentos em que eles até falavam de um modo mais filosófico. Haha Achei bem divertido as cartas trocadas pelos dois.

     Em cada carta “Euly” ia deixando pequenas pistas de quem ela poderia ser e vamos descobrindo cada vez mais de Miguel também. Os dois passam a aguardar ansiosamente pelo próximo contato e, no mínimo, viram amigos. Eles conversam de várias coisas, principalmente de seus problemas de adolescentes, mas de um modo bem filosófico e até poético.

    “Querido Você” estava longe de ser meu livro preferido quando criança. Mas, tem uma trama bem gostosinha de ler e é bem divertido. Já percebi que a maioria das crianças gostam de ler livros que contem algo que elas se identificam. Justamente por “Querido, Você” mostrar a época da adolescência e os problemas que se encontram nela, recomendo bastante para o público mais jovem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário