terça-feira, 31 de janeiro de 2017

11 Eyes


Ano de exibição: 2009
Número de episódios: 12 + OVA
Emissora: Chiba TV
Tempo médio de duração dos episódios: 25min



     A história se inicia nos mostrando a morte de uma criança: Kakeru Satsuki. O mais triste é que foi sua irmã quem o matou. Porque isso aconteceu? Se ele morreu, como poderia uma versão mais velha dele estar sentada no terraço de sua escola? Por que ele usa um tapa-olho? Quando Yuka, sua amiga de infância, se junta a ele, algo de muito estranho acontece: eles são levados a um mundo vermelho com uma lua negra, a Noite Vermelha.


     Nesse mundo, há vários seres que querem matá-los. Porém, eles descobrem que não estão sozinhos, pois há alguns outros estudantes que também foram mandados para lá. Estes possuíam habilidades despertadas que possibilitavam que eles se livrassem dos Onis. A partir disso, surgem vários mistérios: qual o propósito daquele mundo ter sido criado? Porque eles foram escolhidos para serem mandados para lá? Porque eles são chamados de Fragmentos? Quem é a garota aprisionada no cristal? Prepare-se para ficar curioso, pois você só entenderá tudo perto do fim.



     O modo como a história foi contada foi o elemento que mais me agradou no decorrer do anime. A trama possui vários mistérios, os escritores conseguiram nos surpreender do primeiro ao último episódio. A frase “nada é o que parece” nunca se encaixou tão bem em um contexto. Eu nunca teria imaginado todas aquelas conclusões para os mistérios do anime e realmente duvido que algum telespectador tenha conseguido adivinhar o final antes de tê-lo assistido.

     Porém, mesmo eu gostando bastante dos mistérios, ainda achei que faltou alguma coisa para que o anime me prendesse até o fim. Em muito episódios, eu senti que a trama não saia do lugar, nos trazendo cenas repetitivas e momentos que não interessam em nada ao telespectador (principalmente os protagonizados pela Yuka). Ao mesmo tempo que a resolução dos mistérios nos faz querer continuar o anime, alguns elementos faziam com que eu ficasse pulando algumas cenas. 


      O anime também possui várias cenas desnecessárias, típicas de fan-service. Pra que ficar mostrando as calcinhas das meninas o tempo todo? Por que criar uma personagem que fica constantemente apertando os peitos das outras? Qual a razão de, em certos “rituais” da família Kusakabe, as pessoas precisarem ficar sem roupas? Fiquei decepcionada de ver um anime com mistérios tão bons, com tantas cenas sem noção. Me desculpem, mas realmente não tinha nenhum motivo para acreditar que essas cenas teriam alguma relevância para o anime.

     No quesito personagens, eu achei que o anime foi bem mediano. Alguns eu gostava bastante e outros me faziam passar muita raiva. Descreverei somente os mais importantes:


     Kakeru é um órfão que viveu durante muito tempo em um orfanato depois que sua irmã se suicidou. Devido a esse trauma do passado, ele é uma pessoa que tem tendência a se isolar dos outros. Yuka, Kaori Natsuki e Tadashi Teruya são seus três amigos que sempre o trataram com naturalidade e respeito. Não sei o porquê, mas não gostei muito dele. Não sei se era pelo fato de ficar muitas vezes se lamentando ou por parecer se fingir de bobo várias vezes. Parece aquele típico personagem que todos ficam depositando a confiança e babando por ele, mas no fim não faz nada de importante. Enfim, não tem nenhuma característica que me chamou a atenção.


     Yuka Minase é uma amiga de infância de Kakeru. Ambos viveram no mesmo orfanato até a adoção dela. Essa garota com certeza ganha o prêmio de personagem mais irritante. Ela é a típica menina fofinha que deve ser protegida o tempo todo. Só sabia ficar gritando: “Kakeru-kun, Kakeru-kun”. Ela conseguiu ser extremamente inútil durante boa parte da história. Quando conseguiu despertar seu poder, tenho que admitir que conseguiu ser de alguma ajuda. O pior de tudo foi quando a colocaram como louca, o que para mim foi o mais ridículo. 


     Kusakabe Misuzu é uma garota que conseguiu adquirir as cinco espadas da família Kusakabe. Sempre se preocupando em se tornar mais forte e sábia, fez longos treinamentos que a tornaram mais habilidosa. Logo, não teve muita dificuldade em sobreviver aos primeiros dias na Noite Vermelha. Embora seja uma líder nata e muito inteligente, acabou se apaixonando posteriormente por Kakeru. Por que colocar uma personagem tão independente gostando daquele sem-graça? Realmente não consigo entender e esse foi um dos motivos que fez com que eu gostasse menos do anime. Odeio quando colocam uma personagem poderosa se apaixonando por um bundão. 



   Hirohara Yukiko foi a personagem que eu mais gostei e a que tem uma das habilidades que eu achei mais legal. Mesmo tendo um passado triste, ela sempre tinha um sorriso no rosto e se preocupava muito com todos. É bom ter uma pessoa positiva por perto que sempre pensa que tudo pode dar certo, não é? Além disso, ela conseguia enxergar por trás das pessoas, sempre identificando o que o outro tinha de melhor. <3


     Kukuri Tachibana é uma garota da escola deles que possui exatamente a mesma aparência da irmã morta de Kakeru. Como isso é possível? Ela não consegue falar, então se comunica escrevendo em um caderno. Assim como Yukiko, percebemos que ela é uma pessoa muito boa e preocupada com os outros. Seus poderes são MUITO legais e mortíferos, sendo muito perigosa em combate.


     Takahisa Tajima é um “delinquente” que quase não vai na aula, passando todo o tempo na enfermaria da escola. Achei muito interessante e bonita e história de seu passado. Dentre todos os Fragmentos, ele é o mais individualista. Embora sempre queira passar a imagem de despreocupado, é perceptível que ele se importa com os outros (principalmente com Yukiko, com quem ele se identifica muito).


     O último Fragmento é Shiori Momono. Nós só descobrimos mais coisas sobre ela e suas habilidades nos últimos episódios. Embora não tenha destaque no início, é bem perceptível que ela está envolvida de maneira mais representativa na história. Ela possui olhos muito inteligentes e fica atenta a tudo o que está acontecendo, observando os protagonistas muito atentamente. Gostei dessa personagem ser bem clara e objetiva em suas falas e ações.


      Sabe qual é uma das melhores partes desse anime? O telespectador descobrir quais são as habilidades de cada personagem. Você percebeu que eu não falei sobre nenhuma, certo? Foi proposital, pois eu realmente fiquei muito empolgada quando eu descobri o poder de cada um deles. Logo, quero que vocês tenham a mesma sensação. Aquele que pensou nas habilidades dos personagens foi muito criativo, sendo que uma era bem diferente da outra.



     As cenas de luta foram muito boas. Além de termos as habilidades heterogêneas dos protagonistas, tínhamos os poderes espetaculares dos Cavaleiros Negros. Os nomes deles eram: Avaritia, Ira, Invidia, Acedia, Gula e Superbia. Achei os traço deles muito legais, pois eram ao mesmo tempo bonitos e sombrios. Ficava me perguntando de onde eles surgiram e qual era o propósito deles. Fiquei muito surpresa quando descobri.


     Vou terminar minha resenha elogiando as músicas de abertura e encerramento - que são excelentes e falando sobre a OVA do mesmo. Não sei se vale a pena assistir. Achei engraçada a história, mas nada que acrescente algo em sua vida. Eles vão para um mundo cor de rosa, no qual a habilidade de todos é distorcida. Para uma melhor descrição, as habilidades deles se tornam meio taradas e relacionadas a sexo. Quem quiser assistir, fique a vontade.

E aí? Já assistiu 11 Eyes? Qual foi a habilidade que você mais gostou? Ficou tão curioso quanto eu? Deixe tudo nos comentários.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário