segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Resenha: Time Travel Shoujo Mari Waka to 8-nin no Kagakusha-tachi


Ano: 2016
Número de Episódios: 12
Duração Média por Episódio: 25 min
Produção: TV Tokyo, Studio Mausu
Gênero: Aventura, Ficção Científica

     Mari Hayase é uma sonhadora garota que divide seu tempo entre estudar, se divertir com seus amigos, cozinhar e inventar novas receitas. Essa sua paixão é de família, sua mãe é uma ótima confeiteira e seu pai é um criativo e aventureiro cientista. Por isso mesmo, muitas vezes ele some por algum tempo para suas expedições. Antes de partir para mais uma dessas aventuras, ele dá a Mari um estranho objeto: uma bússola armilar.


     Desta vez a expedição do Dr. Eiji Hayase foi bem mais longa, fazendo com que ele sumisse por 3 anos. Bastante ansiosa para encontrar seu pai novamente, Mari aproveita sua vida se divertindo com sua melhor amiga Waka Mizuki. Como Waka é apaixonada por Futa e este fará aniversário no próximo dia, ela pede a ajuda de Mari para fazer um bolo em formato de bola (Futa é viciado em futebol). Ao ir para a casa de Waka e entrar no quarto de seu irmão mais velho, Shun, Mari acaba por encontrar um livro que ela lembrava de ter visto no laboratório de seu pai. Bastante curiosa, ela o abre e toca na sua primeira imagem, a de Willian Gilbert, um famoso médico e cientista dos tempos antigos. E, misteriosamente, sua bússola armilar começa a brilhar e Mari se vê transportada para o ano de 1600 em Londres, Inglaterra, o tempo de Gilbert.




     Agora, Mari com a ajuda de Waka e Shun tentarão descobrir o mistério por trás do livro, da bússola armilar e das viagens no tempo. Mari irá para diversas eras e se encontrará com os principais cientistas e estudiosos que foram responsáveis pelas descobertas sobre a eletricidade e o magnetismo, dentre eles: Benjamin Franklin, Alessandro Volta, Michael Faraday, Samuel Morse, Graham Bell, Heinrich Hertz e Thomas Edison. Será que nessas viagens ela poderá encontrar seu pai? Quem são aquelas pessoas que estão atrás das descobertas de Eiji Hayase?




     Por que a bússola aponta sempre para o norte? Os raios são mesmo eletricidade? Como funciona um telefone? Essas e outras questões são abordadas durante o anime de uma maneira divertida e interessante através de viagens no tempo. Mari tem a chance de conhecer cada um desses sonhadores cientistas pessoalmente e até mesmo os ajudar em certos aspectos.




     E não é apenas com a beleza de novas descobertas e a paixão inspiradora dos cientistas que Mari entra em contato. Na verdade, ela também tem que presenciar situações nada agradáveis: a difícil situação daqueles que descobrem novos fenômenos e a igreja, a triste realidade da escravidão e as covardes e injustas situações que ocorriam com aqueles que não eram nobres.


     Gostei bastante do fato deles terem deixado esses aspectos referentes a cultura das diferentes épocas e da história dos estudiosos serem bem reais e verdadeiras. Permite ao telespectador ver o esforço e os desafios enfrentados pelos cientistas e dar valor em seus estudos que possibilitaram com que tenhamos todas as nossas tecnologias atualmente. Por incrível que pareça, achei a temática bem interessante e muito bem pensada. Fala sério, imagina você voltar no tempo para presenciar momentos históricos das descobertas da eletricidade e do magnetismo? Muito legal! :D



     O anime também está recheado de mistérios: Onde está o pai de Mari? O que os estranhos querem com ele e sua pesquisa? O que é o pingente de Mari? Foi o Dr. Hayase que criou o dispositivo de viagem no tempo? Se mudar algo no passado, pode acarretar uma mudança no futuro? Adorei essa parte relacionada aos mistérios! E, não se preocupem, que todos são solucionados no decorrer do anime.


     Em relação aos personagens, gostei deles mais do que eu esperava. Vamos falar um pouco sobre eles:

Mari Hayase


     A nossa protagonista é uma garota sonhadora que é apaixonada por cozinhar. Apesar de não ser muito boa nos estudos, é extremamente esforçada e passa a acreditar no seu potencial depois de conhecer os vários estudiosos. Quem sabe daí não surja uma ótima e criativa cientista, não é?

Eiji Hayase


     Pai de Mari e um apaixonado cientista. Estava trabalhando em um experimento antes de sumir por 3 anos devido a uma de suas pesquisas.


Akira Hayase



     Mãe de Mari e uma confeiteira profissional que possui sua própria loja de doces. Ela é uma mãe amorosa e uma mulher cheia de personalidade e extremamente inteligente.

Waka Mizuki 



     Melhor amiga de Mari e apaixonada por Futa. É bem inteligente e extremamente convencida e dramática em diversas situações. Apesar disso é uma boa amiga e sempre está pronta para ajudar Mari quando necessário.

Shun Mizuki


     É o irmão mais velho de Waka e o antigo ajudante de Eiji em seu laboratório. Assim como a irmã é bem inteligente e, por isso mesmo, consegue desvendar vários mistérios referentes ao livro e ao estranho equipamento deixado pelo Dr. Hayase.

Futa Ichikawa


     Colega de classe de Mari e Waka. Possui uma paixão enorme por futebol e quer chegar até a Copa do Mundo. Achei que ele tinha uma quedinha pela Waka também. :)

Jo Mikage


     Um ambicioso empresário que está atrás da pesquisa do Dr. Hayase e fará de tudo para conseguir sucesso e dinheiro com as descobertas do mesmo.

    Apesar de possuir uma temática bem diferente e interessante e até mesmo um mistério gostosinho de desvendar, não achei que a história conseguiu me prender muito bem. Havia momentos em que estava tão entediada que não conseguia assistir mais de um episódio por vez. “Time Travel Shoujo Mari Waka to 8-nin no Kagakusha-tachi” não possui uma trama tão envolvente que cativa o telespectador e faz com que ele não consiga parar de assistir. A história em vários momentos era muito parada e sem nenhum acontecimento novo. O anime não conseguiu me prender.

     Outro fator que me estressou bastante foi o fato do pai da Mari sumir por 3 anos e não dar nem notícia para a família. Sério, que pai mais irresponsável. Não que eu não tenha gostado do personagem, mas só acho que não importa o amor que você tenha por alguma coisa, você não pode sair pelo mundo e deixar sua família sozinha por 3 anos. E como que Mari encontra o pai e não fala quase nada? Sério isso? Até entendo que ele estava atrás de um fenômeno muito importante, mas não custava nada pelo menos aparecer de vez em quando...

     Como já falei mais acima, em cada episódio presenciamos uma nova descoberta da área de eletricidade e magnetismo. E no final de cada um deles temos a “Ciência Rápida da Mari e Waka”, que fala sobre o assunto tratado pelos cientistas que aparecem no episódio. Mesmo os conceitos e explicações sendo bem básicos, é interessante ver as experiências feitas para explicar cada fenômeno. Acho que o anime puxou muito para o lado do aprendizado de seus telespectadores também. Muito legal, não é? :)


     E temos “representantes do Brasil” também no anime. Desde o Imperador D. Pedro até a bola de futebol que é da copa de 2014 que aconteceu aqui no Brasil. Adorei!



     Não gostei muito das músicas de entrada e de final do anime. Mas as músicas no decorrer dele... São maravilhosas e só dão mais emoção ao assisti-lo.

     Acho que a melhor parte de todo o anime são as lições que ele passa. Ele mostra ao telespectador toda a paixão pela ciência que envolveram as pessoas que foram responsáveis por grandes descobertas e invenções. Ele tem aquela pegada forte de que não se pode desistir daquilo que você gosta, não importando quantas vezes nós erramos. E que até mesmo as pessoas sem estudo no passado puderam fazer grandes descobertas e eram pessoas brilhantes. Só por isso, já valeu eu ter assistido. :D

     A trama é realmente muito boa e interessante. O problema maior do anime foi o seu ritmo lento e cansativo, o que fez com que eu não me sentisse completamente cativada por ele. Apesar disso, não me arrependo de tê-lo assistido. Recomendo para aquelas que gostam do tema ciência, que precisam de uma inspiração para colocar suas ideias em prática e que gostem de temáticas de viagem no tempo. Mas, se você gosta de animes com temáticas mais empolgantes e agitadas, não recomendo “Time Travel Shoujo Mari Waka to 8-nin no Kagakusha-tachi”.


Nota: 5,5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário