domingo, 18 de dezembro de 2016

Resenha: The Lost Canvas – Primeira Temporada


Ano de exibição: 2009
Número de episódios: 13
Direção: Osamu Nabeshima
Roteiro: Yoshiyuki Suga
Estúdio: TMS Entertainment
 Licenciado por: Discotek Media
Tempo médio de duração dos episódios: 25min

     Hoje eu vou falar de um dos meus animes preferidos: The Lost Canvas. Se você nunca ouviu falar dele (o que eu duvido) se prepare para ficar escutando muitos elogios, pois é realmente um excelente anime. Aparentemente, ele fez mais sucesso no Ocidente que no Oriente, então não há a certeza de uma terceira temporada (a segunda já tem) e nem de sua conclusão. Fiquei bem chateada com isso, pois queria muito saber o que iria acontecer depois (é a terceira vez que estou assistindo as temporadas). Mas mesmo se não tiver continuação, esse anime vale muito a pena ser visto (geralmente não falo isso de séries canceladas ou pausadas).


     The Lost Canvas nos mostra os cavaleiros de Atena da geração anterior a história dos Cavaleiros do Zodíaco. Então não teremos Seya, Saori (isso é um ponto positivo), Shiryu e Hyoga. Teremos, na minha opinião, cavaleiros bem mais legais e imponentes e uma Atena muito poderosa (não, não acho que a Saori era poderosa). Nessa história, os cavaleiros de ouro tiveram todo o crédito e foco que sempre mereceram, sem aquela baboseira de cavaleiros de bronze os derrotando (nunca vi sentido nisso).



     A história se inicia com dois garotos, um quase tão puro e bom quanto um anjo, o outro tão amigo, fiel e protetor quanto um cavaleiro. Ambos eram órfãos e tratavam um ao outro como irmãos. Seus nomes eram Alone e Tenma. Antes, eles viviam com Sasha, irmã gêmea de Alone, que havia sido adotada e levada para muito longe. Quando Tenma desperta seu cosmo em um dia tempestuoso para salvar seu vilarejo, Dohko, o cavaleiro de ouro de Libra, o leva para ser treinado no Santuário.


     Além disso, há várias movimentações devido ao despertar de Atena e a espera pelo despertar de Hades. E como o destino gosta de pregar peças e deixar tudo mais complicado, Atena encarnou no corpo de Sasha e Hades despertou em Alone. Assim, começa a Guerra Santa, a qual fará com que um irmão fique contra o outro e ocasionará muitas perdas. Como se as coincidências não bastassem (amo coincidências), Tenma se torna o cavaleiro de Pégaso, aquele que durante muitas eras era considerado o mais próximo da deusa.


     Então, esperem ótimas batalhas, habilidades e cavaleiros. E o que eu mais gostei, fazendo uma comparação com Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seya, é que não há tanta falação no meio das lutas. É pancadaria pra lá, pra cá, bilhões de golpes diferentes, lutas rápidas e empolgantes. Além disso tudo, eles conseguiram mostrar como os cavaleiros de ouro são fodas e as particularidades de cada um. Sempre ficava meio estressada com o fato de, sem motivo nenhum, tudo depender de “Seya e os outros”. Fala sério! Como cavaleiros de bronze podiam sair derrotando e matando os cavaleiros de ouro? Troquem as armaduras então!


     Embora você veja que Tenma é o personagem principal, ele não é o foco na maioria das vezes. Muitas das histórias e batalhas são entre os cavaleiros de ouro e os espectros de Hades, então você se encanta com vários personagens e conhece melhor cada um deles. O outro cavaleiro de bronze que teve maiores aparições foi o Yato, de Unicórnio. As missões principais eram feitas por Tenma, Yato e Yuzuriha (uma guerreira muito capaz). Enfim, vou falar um pouco sobre os personagens principais:

Tenma de Pégaso


     Um cavaleiro que conseguiu despertar seu cosmo sozinho (o que não é muito comum) e apresenta forte ligação com Alone e Sasha. Com certeza ele será uma peça muito importante para a derrota de Hades. Sabe que possui limitações, mas é muito determinado a proteger aqueles a quem ama. Foi treinado por Dohko, aquele que descobriu suas habilidades.

Sasha (Atena)


     Uma garota que desde cedo teve que arcar com as responsabilidades de ser a encarnação de uma deusa. Muito madura e determinada, sempre tenta esconder sua dor de seus cavaleiros, se preocupando muito com eles. Gostei muito do fato de não ser uma inútil igual a Saori, que só valorizava o Seya e sempre precisava ser salva. Fala sério garota! Você é uma deusa!

Alone


     Era a pessoa mais pura que existia na Terra, por isso seu corpo foi o escolhido para ser a encarnação de Hades. Com certeza Alone deve dar muito trabalho para o deus, sendo que este parece ter sempre uma influência sobre ele, principalmente quanto a seus sentimentos.

Yato de Unicórnio


     Cavaleiro de bronze que quando aprendiz era bem brigão e convencido, mas que ao mesmo tempo se preocupava com os outros quando a situação pedia. Desenvolveu uma boa relação com Tenma e Yuzuriha, sendo muito importante para que várias missões dessem certo.

Yuzuriha


   Não tinha uma armadura (ainda), mas era uma guerreira competente e extremamente habilidosa. Foi treinada pelo mestre de Jamir, Hakurei, possuindo um cachecol que muitas vezes usava como arma. Eu achei que ela foi a personagem mais girl power da primeira temporada, impressionando Yato e Tenma com suas habilidades muitas vezes.

Dohko de Libra


     Um dos únicos cavaleiros que sobreviveu a essa Guerra Santa. Era muito poderoso e gentil, tendo uma boa relação com a maioria dos cavaleiros e se preocupando muito com Tenma. É engraçado ver como ele era mais emoção do que razão quando mais jovem, muito diferente do que nos é mostrado em Cavaleiros do Zodíaco.

Shion de Áries


     Outro cavaleiro de ouro que sobreviveu a Guerra Santa. É um cavaleiro muito poderoso, mas não foi muito explorado nessa primeira temporada. Tomara que mostrem todo o seu poder na próxima (não lembro muito bem o que acontece kkkk).

Hasgard de Touro


   Trocou seu nome para Aldebaran, de maneira que pudesse viver totalmente condizente com sua constelação. É o cavaleiro de ouro que possui os golpes mais velozes, conseguindo lutar de braços cruzados contra seus inimigos. Eu AMEI esse personagem, que sempre aconselhava muito bem seus discípulos e os outros cavaleiros. Tinha muita honra e prezava os bons modos.

Asmita de Virgem


     Este cavaleiro de ouro era cego, podendo perceber várias coisas que os outros não conseguiam ver. É aquele que mais consegue elevar seu cosmo, tendo um poder impressionante. Tinha várias dúvidas em sua mente, mas conseguiu ficar em paz depois de cumprir seu propósito.

Sisyphos de Sagitário


     Este foi o cavaleiro que encontrou Sasha e a levou para o santuário. Não aparece muito na primeira temporada, mas você consegue perceber que é o que mais percebe a dor de Atena e zela por ela.

Albafica de Peixes


     Cavaleiro de ouro que vivia se isolando das pessoas devido ao fato de seu sangue ser venenoso por causa das rosas com as quais convivia. Não se preocupa muito com a sua aparência, embora todos reconheçam que é muito bonito. Sua determinação para proteger os inocentes e sua gentileza são suas características mais marcantes.

Pandora


     Uma das principais servas de Hades, amando-o verdadeiramente e fazendo de tudo para que ele alcance seus objetivos. Ela é outra ótima personagem feminina, sendo muito forte e inteligente. Porém, em alguns momentos ela consegue ser facilmente manipulada devido ao medo de que Alone sobrepuje o espírito de Hades.


     Enfim, peço desculpas se fiz muitas comparações entre The Lost Canvas e Saint Seya. Afinal, é inevitável que isso aconteça, já que se tratam de uma mesma história. Eu fiz isso para que, mesmo que você não goste do antigo, você possa conferir o novo sem a preocupação de ter alguns elementos bem irritantes. Porém, ressalto que tenho muito carinho por Cavaleiros do Zodíaco, que foi um dos meus primeiros animes. Então, recomendo The Lost Canvas para todos aqueles que gostam de boas histórias com excelentes personagens.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário