sábado, 31 de dezembro de 2016

Resenha: Invasão Zumbi


Outros títulos: Train to Busan
Direção: Yeon Sang Ho
Produção: Lee Dong Ha
Roteiro: Park Joo Suk
Distribuição: Next Entertainment World
Ano: 2016
Duração: 118 min
Gênero: Zumbis, ação, terror

     Quem costuma ler as postagens desse blog sabe que eu amo a temática zumbi e assisto muitos k-dramas. Quando descobri que iria passar um filme coreano com essa temática eu quase surtei. Invasão Zumbi não somente possibilitou que eu reencontrasse Gong Yoo nas telinhas, como também que eu me apaixonasse pelas atuações de outros atores que eu nem conhecia. Indico para todos esse filme que está sendo frequentemente nomeado como um dos melhores de terror do ano.


     Seok Woo (Gong Yoo) é um gestor de investimentos divorciado que vive com sua mãe e sua filha, Soo Ahn (Kim Su An). Como está sempre muito ocupado, não tem muito tempo para sua filha e nem uma boa relação com ela. Como presente de aniversário, Soo Ahn deseja ir para Busan para visitar sua mãe. Depois de muita insistência, pai e filha embarcam em um trem para iniciar a viagem. Mas, ninguém esperava que o apocalipse zumbi se iniciaria de um momento para o outro. Será que o trem poderá levá-los para um destino seguro?


     Na minha opinião, Invasão Zumbi inovou em relação ao cenário em que a história se passava. Já imaginou ter que enfrentar vários zumbis em um espaço apertado como um vagão de trem? Pois é!! Parece ser bem complicado e estressante. Isso acabou por tornar a trama mais tensa e agitada, pois os personagens tinham que pensar e agir rápido caso quisessem sobreviver. Um erro poderia condená-los e um acerto poderia salvá-los.


     Nesse filme há vários tipos de personagens, desde os mais carismáticos e cativantes aos mais odiáveis. No início, Seok Woo era muito egoísta e só se preocupava com a segurança dele e da filha (não sei se isso é certo ou errado). Porém, ele percebeu que com a ajuda dos outros, todos poderiam sair vivos daquela situação (ou não). Ele com certeza é muito corajoso e muito inteligente ao lidar com algumas situações impostas a ele. Já sua filha, Soo Ahn, era quase que o seu oposto, sempre tentando ajudar a todos e enxergando o que há de melhor nas outras pessoas. A atriz é excelente e chorava de maneira muito convincente. Se ela atua bem desse jeito com 10 anos, não quero nem ver quando for mais velha.


     Sem dúvida nenhuma, os dois personagens mais cativantes são: Sang Hwa (Ma Dong Seok) e Seong Kyeong (Jung Yu Mi). Eles eram um casal que me tiravam sorrisos em momentos bem críticos e me faziam dar algumas gargalhadas. Dava para ver de longe que amam muito um ao outro e que estão ansiosos pela chegada da filha (isso mesmo, a mulher está gravida em uma invasão zumbi). Sang Hwa foi o melhor personagem do filme, sendo muito forte e determinado para proteger a mulher que ama. Sabe aquele tipo de pessoa que nunca iria perder a humanidade não importando em que situação estivesse? Então... Essa pessoa é Sang Hwa.


     Esses quatro personagens foram os que mais tiveram destaque, mas há alguns outros que também foram importantes de alguma forma para o desenrolar da história. Vou começar falando sobre Yon Suk (Kim Eui Sung), um canalha que quase fez com que eu levantasse da poltrona do cinema e desse um soco na tela. Ele é muito egoísta e manipulador (sua pior característica), sendo responsável pela morte de muitos dos passageiros do trem. Young Gook (Choi Woo Shik) e Jin Hee (Ahn Soo Hee) estavam em uma viagem para um jogo de baseball, sendo que ele era um jogador e ela uma “líder de torcida”. São muito companheiros e não abandonam um ao outro por nada (literalmente).


     Como um filme de zumbi normal, muitas pessoas morrem (mais do que eu gostaria). Porém, eu achei que algumas mortes não precisavam ter acontecido. Sabe aquela morte de filme que você acha que tem algum sentido, que você entendeu por que ela aconteceu? Não teve isso algumas vezes em Invasão Zumbi. Também acho que um a certa pessoa (Yon Suk) devia ter tido uma morte bem pior do que a que teve. Mas fazer o que, não é? Nem tudo pode ser perfeito (embora Animais Fantásticos e Onde Habitam tenham chegado bem perto).


     Esse filme, mais do que a maioria com a temática zumbis, focou na personalidade humana egoísta e que só quer sobreviver. Você fica espantado com alguns acontecimentos e em como certas pessoas não se importam nem um pouco com o bem estar do próximo. Fala sério! Alguns até deixariam uma mulher grávida e uma criança para trás. Cadê a humanidade de todo mundo? Por que deixar o medo te dominar totalmente?


     Você deve estar querendo saber como são os zumbis. Bem... Eles não inovaram muito nesse ponto, sendo que eu os achei muito semelhantes com os do Guerra Mundial Z. Mesmo assim, eles são muito assustadores e rápidos (muito rápidos). A maquiagem ficou excelente e era extremamente agonizante ver o momento da transformação de algumas pessoas. Esses zumbis pareciam ser indestrutíveis, pois nem mesmo batendo um monte de tacos nas cabeças deles faziam com que morressem.


     Quando saí do cinema, ouvi uma garota falando: “Esse foi o filme de zumbis mais triste que eu já vi”. Pois é! Quem conhece séries e filmes coreanos sabe que eles sabem nos fazer chorar como ninguém, então não fiquei surpresa quando alguma cena mais dramática apareceu e lágrimas começaram a sair dos meus olhos. Se você for uma pessoa mais sensível (como eu) prepare-se para chorar.


     Enfim, achei esse filme excelente. Possui ótimas cenas de ação, a tensão é na medida certa e o telespectador consegue muitas vezes se sentir vingado pelos personagens (você vai entender ainda sobre o que eu estou falando). Não inovou no quesito zumbis (o que mais eles poderiam inventar? Um zumbi que voa?), mas inovou no ambiente em que a história acontece. É um filme que pode agradar vários tipos de pessoas (principalmente fãs de Gong Yoo). Aproveite que acabou de lançar nos cinemas e vá assistir.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário