sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Resenha: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada


Autor: J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Editora: Rocco
Número de Páginas: 352

     Sendo Harry Potter uma de minhas sagas preferidas, nem preciso dizer que aguardei ansiosamente o lançamento do livro Harry Potter e A Criança Amaldiçoada. É claro que eu não perderia a oportunidade de ler outra história sobre o maravilhoso mundo bruxo criado por J. K. Rowling. Fiquei triste pelos protagonistas não serem mais Harry, Rony e Hermione? É claro que fiquei! Mas eu estava curiosa para saber o que aconteceu depois? Muito! Então espero que aproveitem a resenha e leiam o livro.

     Primeiro, gostaria de informar aos desavisados, que esse livro não é formatado da maneira com a qual estamos acostumados. Ele é um roteiro de uma peça de teatro, então não esperem as descrições detalhadas e empolgantes dos personagens e das paisagens que tinham nos livros anteriores. O texto é composto basicamente por diálogos e breves descrições dos lugares e das ações dos personagens. Isso tornou a leitura mais rápida e dinâmica, fazendo com que eu aproveitasse muito esse novo formato que deram ao livro (embora eu amasse o antigo).

     E vocês devem estar se perguntando: qual é a história? Bem... Ela se passa 19 anos depois do último livro, com Alvo Severo Potter ingressando em seu primeiro ano em Hogwarts. Sendo filho de Harry Potter, haviam grandes expectativas sobre ele, deixando-o extremamente ansioso e inseguro. É claro que, para tornar a situação um pouco mais complicada, o garoto foi selecionado para a casa da Sonserina. Todos diziam: “Um Potter na Sonserina? Ele não se parece nem um pouco com o pai.” E assim começa a história de um bruxo que odeia a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

     Sendo excluído e mal falado desde o início, Alvo Severo se aproximou e criou uma linda amizade com Escórpio Malfoy. Eu fiquei impressionada em como ambos se deram tão bem em tão pouco tempo. Eles serão os protagonistas dessa nova história, buscando corrigir um dos erros do passado de Harry através do vira-tempo. Eles tentarão trazer Cedrico Diggory são e salvo para o presente. Mas será que essas mudanças no passado trarão consequências para o presente?

    Primeiramente gostaria de dizer que inicialmente eu achei Alvo Severo bem chatinho. Eu entendo que ele sofria muita pressão por ser filho de Harry Potter e tudo o mais, mas não era culpa do pai. Não tinha razão para ele tratar o Harry da maneira que tratava e tentar afastá-lo a qualquer custo. Porém, você percebe que tanto o pai, quanto o filho não compreendiam claramente um ao outro. Mas podem ficar despreocupados que ele consegue ser ele mesmo quando está perto de Escórpio e em momentos críticos. Ele se parece mais com Harry do que imaginava.

     Mas, na minha opinião, quem roubou a cena foi Escórpio Malfoy. Como pode uma pessoa ser tão positiva e quase que totalmente incapaz de guardar rancor? Não importa se alguém o distrata ou olha pra ele com descaso, ele sempre levará a vida com bom-humor e será educado com todos. Fiquei apaixonada!! <3 Além disso, é engraçado ver como ele não é nada parecido com o pai e é extremamente inteligente (Alvo o chama de nerd). Só fiquei com um pouco de pena de todos acharem que ele é filho de Lord Voldemort (isso incomodava muito ele).

     Delphi é a sobrinha de Amos Diggory. Ela deveria ir junto com eles nessa missão, mas ocorreu um imprevisto para que isso não ocorresse. Sabe aquela sensação de não gostar da personagem desde o início? Então... Foi assim que eu me senti. Só não vou poder dizer se todas as minhas suspeitas iniciais foram infundadas ou não. Com certeza você se impressionará com as novas descobertas sobre Delphi.

    E para minha surpresa Harry, Rony e Hermione aparecem com uma certa frequência. A cicatriz de Harry voltou a doer depois de muito tempo e há movimentações estranhas de antigos aliados de Voldemort. É claro que esses três não ficarão de fora de outra aventura. Além disso, Draco e Gina também apareceram bastante. Com esse livro, conseguimos compreender várias coisas acerca do passado de Draco e ver como a Gina é uma mulher forte e compreensiva. Não preciso nem dizer que as cenas de Rony e Hermione foram uma das minhas preferidas, não é? Eram muito fofos e apaixonados juntos e Rony era extremamente engraçado.

     Agora, voltando a história... Todos sabemos que quando alteramos elementos do passado, também alteramos o futuro. Assim, percebemos a importância de vários acontecimentos para que tudo acabasse bem daquele jeito. A importância de Cedrico morrer e Hermione ir ao baile com Victor Krum nunca foram tão bem percebidos e ilustrados como ocorreu nesse livro. O que eu achei legal foi que com essas mudanças, fomos capazes de reencontrar personagens muito queridos (ou não) como Severo Snape (<3) e Dolores Umbridge. Por favor!! Tragam o Snape de volta!!

     Outro fator que eu achei interessante na história foi o maior conhecimento por parte do leitor de elementos mágicos que apareceram em quase todos os livros. Por exemplo, a bruxa do carrinho do Expresso de Hogwarts não era nada do que aparentava. Acho que J. K. Rowling só conta tudo na hora certa, não é? Fiquei muito feliz em saber que ainda há muitas coisas do maravilhoso mundo bruxo que eu ainda desconheço (você também vai perceber isso assistindo Animais Fantásticos e Onde Habitam).

     Enfim, eu realmente AMEI esse livro. Estava me perguntando que história brilhante J. K. Rowling poderia inventar dessa vez.  Ela conseguiu totalmente superar minhas expectativas, criando novos ótimos personagens e nos fazendo morrer de saudades dos antigos. Além disso, consegui fazer alguns paralelos de acontecimentos contados nessa história com o que ocorreu nos outros livros. Realmente brilhante!! Somente J. K. Rowling consegue escrever uma história em que amizade, família, amor e magia se encaixam tão perfeitamente.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário