domingo, 11 de setembro de 2016

Resenha: Another


Ano de exibição: 2012
Número de episódios: 12
Emissora: KNB, KBS, Tokyo MX, Chiba TV
Tempo médio de duração dos episódios: 25min

     Eu já assisti muitos animes, mas nenhum tão sinistro quanto este. Nas primeiras cenas, há alguém contando uma história sobre uma garota do 9º ano sala 3 que era adorada por todos os professores e alunos. Um dia, ela morre de maneira trágica e a tristeza se espalha pela escola. Porém, ninguém aceita sua morte, falando com ela como se ela ainda estivesse viva. Eu fiquei arrepiada, pois eu tinha a sensação que eles não estavam deixando a alma dela descansar. Seu nome era Misaki Yomiyama.


     Passados 26 anos, Sakakibara Kouichi se muda para a cidade de Yomiyama e coincidentemente vai estudar na sala 3 do 9º ano. Ele ainda não sabe o que aconteceu, mas é extremamente perceptível a tensão presente na sala de aula e na conversa que teve com sua tia e com seus colegas que foram visita-lo no hospital. Entrando no elevador, ele encontra uma garota que será da mesma escola que ele indo para o necrotério no subsolo. Seu nome era Misaki Mei.


     Tenho que admitir que eu fui ficando muito estressada nos primeiros episódios, pois os colegas de Sakakibara estavam agindo de maneira bem sinistra, mas se recusavam a dizer o porquê. Quem contou sobre parte da maldição para o garoto foi a Mei. Ela disse que uma pessoa que tenha alguma relação com a classe 3 do 9º ano morre a cada mês. O telespectador se vê tão ignorante quanto o protagonista, sabendo sobre algo importante com um certo atraso. Depois não adianta culpar o Sakakibara se algo ruim acontecer.



     Às vezes sinto admiração pela coragem do protagonista. Se eu estivesse perto desse tanto de gente louca, eu com certeza voltaria para Tokyo. Além disso, ele tem mania de ficar seguindo a Mei para uma loja de bonecas extremamente sinistras. Sério mesmo! As bonecas são lindas, mas possuem expressões assustadoras. Nem me fale da vovozinha que fica tomando conta da loja! Eu ficava ansiosa para saber qual seria a relação dessas bonecas com a história, pois elas apareciam com uma certa frequência.


     De início eu não sabia se a Mei existia ou não, pois somente Sakakibara parecia conseguir vê-la. Depois você descobre certas coisas e fica com pena dela, afinal ninguém deveria ser tratado assim. Tudo que ocorre na escola está de acordo com a Chefe das Contramedidas, Izumi Akazawa. Esta é a responsável por aplicar medidas que evitem a maldição e é a responsável pelas vidas de seus colegas de turma. Não sei dizer se gostei da personagem ou não, pois vivia culpando outras pessoas pelo o que estava acontecendo.


     Para ser bem sincera, não há nenhum personagem que você se apegue ou chame muito sua atenção. Afinal, todos são muito sem expressão e não possuem participações muito significativas. As únicas personagens que eu gostei foram a Mei e a Sanae Mizuno. A primeira me parecia ser uma pessoa muito forte, que sempre tenta entender as decisões tomadas pelos outros. Já a segunda, era uma personagem divertida que cuidou de Sakakibara enquanto ele estava no hospital. Ela gostava muito de ler (ganhou uns pontos comigo) e ajudou o protagonista perguntando algumas coisas no lugar em que trabalhava.


     O que eu mais gostei nesse anime foi o sentimento de curiosidade que ele impõe ao telespectador. Eu fiquei ansiosa para saber o que estava acontecendo desde o primeiro episódio, bem como para saber como parar a maldição. Quando descobri sobre tudo, percebi o quão interessante e bem pensado o mistério da trama é. Todo esse mistério é complementado pelas músicas instrumentais bem tensas que tocavam durante o anime. Tenho que admitir que as músicas de abertura e de encerramento não chamaram minha atenção.


     Outro fator pelo qual eu estava ansiosa para assistir é a diversidade de mortes. Quem nunca ouviu falar sobre a morte do guarda-chuva? Até eu que sou uma pessoa super mal informada fiquei sabendo sobre ela. Só digo que houve várias mortes diferentes que fizeram com que eu realmente ficasse com pena das vítimas da maldição. Fiquei até com medo da criatividade de quem criou tudo.


     Como esse é um anime de mistério, prefiro não falar muita coisa para não acabar falando algo importante. Por isso, só vou recomendar que vocês assistam e aproveitem do primeiro ao último episódio, pois são todos excelentes. Além disso, há um episódio extra que mostra um pouco de como era a relação entre Mei e sua irmã. Achei muito bonitinho e espero que vocês também achem.

Você já assistiu esse anime? O que você achou do mistério? Achou algum acontecimento previsível? Conte tudo nos comentários!

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário