domingo, 18 de setembro de 2016

Resenha: Alien – O Oitavo Passageiro


Direção: Ridley Scott
Produção: Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill
Roteiro: Dan O’Bannon
Distribuição: 20th Century Fox
Ano: 1979
Duração: 117min
Gênero: Ficção Científica, Terror

     Quem me conhece sabe que eu tenho horror de filmes antigos. Tem coisa pior que filmes com péssima definição e efeitos visuais? Por favor, não me julguem. Alien foi lançado em 1979 e eu o considero uma exceção à regra. Posso afirmar que já o assisti umas 30 vezes desde quando eu era pequena. Como eu comecei a jogar Alien Isolation hoje, eu decidi assistir o filme novamente e escrever uma resenha para vocês. Por incrível que pareça há pessoas que nunca ouviram falar dele.


     Uma nave espacial denominada Nostromo se encontra em seu período de retorno ao planeta Terra. De repente, toda a tripulação é acordada da hibernação ao mesmo tempo, fazendo com que pensassem que estavam quase chegando à sua terra natal. Porém, a nave parou na metade do caminho para que seus tripulantes pudessem verificar sinais provenientes de outro planeta. Assim, inicia-se uma expedição que causaria perigo a todos.



     Nesse novo planeta, Dallas (Tom Skerritt), Lambert (Veronica Cartwright) e Kane (John Hurt) saem para investigar e acabam descobrindo um lugar repleto de ovos estranhos. Como sempre tem que ter alguém curioso o suficiente para meter o nariz onde não é chamado, Kane se aproxima de um dos ovos em que detectou movimento. O resultado foi que ele acabou com um “ser” grudado no rosto, com algo apertando seu pescoço. O melhor de tudo é que eles voltam à nave e o protocolo de quarentena não é respeitado.



     Não vou contar tudo o que acontece, mas é óbvio que o alien vai estar dentro da nave com todos os seus tripulantes. Vários planos vão sendo feitos para capturá-lo e pessoas vão morrendo durante esse processo. O Alien possui uma aparência muito legal e aterrorizante, sendo que vai se tornando mais real a cada filme. O interessante é que ele não aparece durante o filme inteiro, passando uma maior tensão ao telespectador, pois ele literalmente surge do nada e nos dá um baita susto.



     Esse filme não possui muitos personagens que são fáceis de gostar, o que é até bom, pois eles não costumam ficar muito tempo vivos. A única personagem que eu me apeguei foi a Subtenente Ripley (Sigourney Weaver). Ela é muito inteligente, corajosa e sabe desconfiar das pessoas certas. Ela tem um enorme senso de dever, fazendo de tudo para que o Alien não tivesse a mínima oportunidade de voltar para a Terra com a nave. Eu acho essa atriz uma diva, parece que com o passar dos filmes ela consegue fazer com que gostemos cada vez mais da personagem.

     Há muitos mistérios na trama, os quais você só vai descobrindo a partir da metade do filme. Depois que você entende certas coisas, você percebe porque algumas ações foram tomadas. A história é realmente muito boa, sendo que se você não se atentar a ela o tempo todo, acabará por não compreender tudo o que ocorreu. As cenas extras também são muito interessantes, nos ajudando a esclarecer vários pontos.


     Se tem um fator que me impressionou foi a Nostromo. Gente! Esse filme é de 1979, mas temos uma nave totalmente bem feita e realista. Lógico que não se compara às naves dos filmes de hoje, porém para a época em que foi feito, os detalhes dela são realmente impressionantes. Os terminais de consulta, as portas e o aparelho que detectava movimento foram usados como base para fazer o jogo. Ficou tudo excelente! Além disso, os efeitos especiais com toda a certeza superaram as expectativas.


    Os atores desempenharam seus papéis de maneira extremamente satisfatória, sendo que suas expressões faciais e tons de voz acrescentavam maior tensão ao filme. Dizem que em uma das cenas, durante a primeira aparição do Alien, os atores não sabiam o que iria ocorrer, por isso seus rostos esboçavam surpresa e espanto de maneira tão real. O jogo de luzes e efeitos durante várias cenas também conduziam os sentimentos do telespectador.

      Desse modo, eu super recomendo esse filme. Se você aprecia muitos momentos de tensão e suspense, com certeza irá amar Alien e assistirá toda a franquia. O único fator que talvez não agrade a todos é a existências de momentos clichês e previsíveis, como por exemplo deixar uma pessoa andando sozinha na nave com um ser extremamente perigoso à solta.

Nota: 9

2 comentários:

  1. Maravilhoso filme amo muito o trabalho de Sigourney Weaver. Eu adoro muito os livros por as histórias e sem dúvida 7 Minutos depois da meia noite é umo dos melhores filmes com Sigourney Weaver , já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO a franquia de Alien e Sigourney Weaver sem dúvida nenhuma é a estrela dos filmes da franquia! Gosto muito da atriz e quero muito que eles coloquem ela como a protagonista dos próximos filmes do Alien! <3 Nunca assisti esse "7 Minuto Depois da Meia-Noite", vou ver se assisto também.
      Comprei o livro do Alien já faz um bom tempo, mas não estou tendo tempo de ler kkkkk Mas todo mundo fala que é muito bom e dá alguns detalhes a mais comparado ao filme. Vou ver se pego logo para ler!

      Obrigada por comentar! <3

      Excluir