quarta-feira, 13 de julho de 2016

Resenha: Os Contos de Beedle, o Bardo


Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Número de Páginas: 107

       É com muita alegria que venho falar sobre esse livro simplesmente maravilhoso. Com o tempo vocês vão descobrindo que sou uma SUPER fã de J. K. Rowling e da saga Harry Potter. Se você também é fã, não demore para ler (ou reler) essa obra. Se você não conhece (em que universo você vive?), leia essa resenha e se encante pelo maravilhoso mundo bruxo criado por uma das escritora mais bem sucedidas que já existiu.

        Os Contos de Beedle, o Bardo é um livro que teve considerável destaque na saga Harry Potter. Ele possui cinco contos que são contados a todos os bruxinhos e bruxinhas. O primeiro capítulo da obra é uma introdução de Rowling, na qual ela situa todos os leitores (trouxas ou não) e faz várias comparações entre as nossas histórias (Bela Adormecida, João e Maria, Cinderela) e àquelas tão conhecidas pelo mundo mágico. Eu recomendo que ninguém pule essa parte, pois é realmente muito interessante e auxilia o leitor a compreender de maneira mais profunda as intenções de Beedle ao criar tudo daquele modo.

        Os cinco contos presentes na obra são: O Bruxo e o Caldeirão Saltitante, A Fonte da Sorte, O Coração Peludo do Mago, Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante e O Conto dos Três Irmãos. Achei todas as histórias muito interessantes, com ensinamentos que podem ser usados até mesmo no mundo “trouxa”. Não falarei sobre eles, pois são muito curtinhos e quero que vocês se surpreendam. Se você não gosta muito de ler, comece com esse livro: ele é curto, com linguagem fácil de entender e com um ritmo muito gostoso.

      Quem já conhece a saga, ficará muito contente de reencontrar o Professor Alvo Dumbledore. Ele não participa das histórias, mas deixou seus pensamentos e opiniões ao final de cada capítulo. Além disso, Rowling faz comentários em todas as páginas, auxiliando até mesmo o leitor que não está familiarizado com o mundo bruxo. Não podemos nos esquecer de dar os devidos créditos a Hermione Granger, uma das alunas mais inteligentes que Hogwarts já teve. Foi ela que traduziu o livro das runas originais. Obrigada Mione!

        Vou terminar falando de outro fator que me deixou extremamente orgulhosa de J. K. Rowling. Um percentual da venda dessa obra será doado ao Children’s High Level Group. Quem quiser saber algo sobre essa organização, viste o site: www.chlg.org ou leia a carta feita para o leitor no final do livro. Fala sério! Além dessa escritora ter muito carinho por seus fãs e livros, ela ainda faz várias atividades beneficentes para ajudar aqueles que precisam. Se você não se tornar fã da saga (o que eu acho impossível), você com certeza se tornará fã da autora.

E aí? Você já leu esse livro? Pretende ler? Ficou decepcionado quando não recebeu sua carta de Hogwarts? Ou você recebeu? Deixe tudo nos comentários.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário