sábado, 30 de julho de 2016

Resenha: Fate/Stay Night


Ano de Exibição: 2006
Número de Episódios: 24
Tempo Médio de Duração de Episódios: 20 min

     Um estranho acidente aconteceu na cidade de Fuyuki, ocasionando a morte de muitas pessoas. O único sobrevivente foi uma criança: Emiya Shirou. Prestes a morrer, Shirou é salvo por Emiya Kiritsugu, um poderoso e bondoso mago que adotou-o como seu próprio filho. Futuramente ele ensinaria tudo o que era possível em relação a magia para o garoto.


     Com a morte de Kiritsugu, Shirou herdou uma casa de seu pai e ficou aos cuidados de Fujimura Taiga, a professora de sua escola, e Matou Sakura, a irmã de um velho amigo. Ele agora dedica sua vida a ajudar as pessoas e possui o sonho de se tornar um grande herói.


    Sua vida normal sofre abalos quando estranhos vazamentos de gás começam a matar pessoas. E em um dia na escola, presencia uma cena um pouco familiar. A luta entre dois homens com armas peculiares, tendo como telespectadora Tohsaka Rin, a garota mais cobiçada de seu colégio. Acertado por um dos guerreiros e próximo da morte, Shirou acorda e milagrosamente se encontra curado. O mais incomum é que em sua frente há uma linda espadachim, que o chama de mestre.



     Shirou toma conhecimento de que existe uma grande guerra, na qual ele terá que lutar pela vida. 7 magos foram escolhidos para lutarem entre si, com o auxílio de um servo, e competirem pela posse do Cálice Sagrado que realizará o desejo do último mago sobrevivente. Shirou então entra na tão conturbada Guerra do Santo Graal.


     Já faz muito tempo que eu coloquei Fate/Stay Night na minha lista de “tenho que assistir” e quando finalmente eu comecei, fiquei apaixonada. Quem não gostaria de uma temática onde magos possuem servos poderosos que lutam entre si para conseguir o famoso Cálice Sagrado? E ainda conseguiriam um desejo através dele? Impossível não gostar, certo?

     Certo! Primeiro vou falar um pouco sobre os personagens. O anime possui MUITOS que você se identifica e passa a gostar. Os servos foram meus preferidos e durante toda a trama você fica até pensando qual você invocaria se você fosse um mago. Enfim, vou falar um pouco sobre eles abaixo:

Emiya Shirou


     O protagonista do nosso anime é um menino bondoso, que possui aquele complexo de ser herói (sempre tem que ter um no anime, né?). Ele não tem “sangue de mago”, pois foi adotado por Emiya Kiritsugu, que lhe ensinou um pouco sobre magia. Nesse ponto ele não era nada habilidoso, sendo capaz apenas de realizar magias de reforço. No começo você fica bastante irritada com o protagonista, mas tenho que admitir que ele vai melhorando no final. Sua serva era uma Saber, que utiliza espadas.

Saber


     Saber é uma poderosa, habilidosa e justa guerreira que serve a Emiya. Ela é bem reservada e sempre se preocupa muito com seus deveres do passado e os de agora como protetora de Emiya Shirou. Faz o tipo de garota #GirlPower, não aceitando ser protegida por ninguém, possuindo uma personalidade forte e uma das armas mais lendárias do mundo.

Tohsaka Rin


     Rin é uma garota extremamente habilidosa quando se refere a magia, muito inteligente e cobiçada por todos os garotos da escola. Vem de um família de magos e inclusive é a mais poderosa entre os magos participantes. Apesar de ser bem fria e calculista a maior parte do tempo, ela se preocupa muito com seus amigos e com as pessoas da cidade. Seu servo é o Archer.

Archer


      Archer é um servo do tipo arqueiro, mas apesar disso é bem habilidoso com outras armas, podendo criar vários tipos diferentes. Ele passa a maior parte do anime sendo bem frio e considera Rin como sendo a mais poderosa entre os mestres. Seu potencial como personagem foi MUITO desperdiçado, achei que ele merecia uma participação maior, mas conseguiu provar o seu valor.

Illyasviel von Einzbern


     Illya aparenta ser uma frágil, bondosa e angelical menininha, mas não se engane. A garota que tem sangue nobre possui um dos servos mais fortes e fará de tudo para conseguir o Cálice Sagrado. Seu servo é o Berseker.

Berserker


     Berserker é um dos servos mais fortes nessa guerra, sendo sua verdadeira identidade a de um dos heróis mais temidos da mitologia grega, Hércules. Seu tamanho e força são impressionantes o que fazia com que qualquer servo pensasse duas vezes antes de atacar.

Matou Shinji


     Shinji é um antigo amigo de Shirou, muito popular entre as garotas de seu colégio e impressionantemente irritante e convencido. Apesar disso é bastante covarde e, na minha opinião, um dos personagens mais odiados da saga. Sua serva é a Rider.

Rider


     Rider possui a forma de uma mulher sensual e é considerada pelos outros como uma das servas mais fracas. Mas, é bastante habilidosa no uso de suas armas, que são correntes, e cavalga em um Pégasus. Possui uma personalidade bem diferente da de Shinji e, assim como Archer, achei que podiam ter explorado mais essa personagem.

Caster


     Caster é uma serva feiticeira. A identidade de seu mestre foi um mistério a maior parte do anime. Como feiticeira ela não é eficiente na luta corpo-a-corpo, mas é extremamente habilidosa com a relação à magia, até mesmo invocando seu próprio servo, Assassin. Caster é uma das personagens mais misteriosas do anime.

Assassin


     Assassin foi invocado por Caster e sua identidade é de Sasaki Kojiro, um importante samurai da história do Japão. É muito habilidoso no uso da espada.

Lancer


     Lancer é um servo cuja arma é uma lança cor de sangue. Sua verdadeira identidade é a de Cuchulainn, um herói muito famoso na Irlanda. É um dos servos mais hábeis do anime e também aparenta ser bastante indiferente à vida das outras pessoas. Apesar dessa personalidade, ele é um homem de princípios.

Gilgamesh


     Gilgamesh é um dos mais poderosos entre os servos, sendo da classe de Archer (arqueiro), mas é bastante habilidoso com qualquer tipo de arma. Sendo que em um dos seus ataques ele possui várias armas ao seu dispor. Sua identidade é a de Gilgamesh, um herói lendário e um dos reis de Uruk. É bastante inteligente, bolando planos para que alcance seu objetivo e bem arrogante por se considerar o mais poderoso entre os servos. Apesar dessa sua personalidade detestável, ele mostra que também tem uma parte boa no final.

Kotomine Kirei


     Kirei é o antigo professor de Rin e mediador da atual Guerra do Santo Graal, possuindo a responsabilidade de verificar quando alguma regra do combate não está sendo seguida. É um mago bem habilidoso e mora em uma igreja em Fuyuki.

     Muitos personagens, não é? Pode ficar tranquilo que você vai gostar de pelo menos 90% deles. O único problema é que em Fate/Stay Night você não pode se apegar a nenhum. É aquela velha história: quando você começa a gostar do personagem, ele morre. Mas tudo bem, os acontecimentos são tão marcantes e tanta coisa acontece que você acaba desencanando rápido.


     Outra parte marcante em Fate/Stay Night? As lutas! Todas elas foram muito boas e nem consigo decidir qual foi a minha preferida. Então se você gosta de animes com vários combates, Fate/Stay Night é para você! E o melhor de tudo é que cada servo possui uma habilidade diferente e cada mestre pode ajudar nessa batalha de diferentes modos. É bem legal ir descobrindo isso ao longo do anime.




     Em relação ao desenvolvimento da história, posso falar que foi perfeito. Não teve enrolação, os acontecimentos eram surpreendentemente legais (o que me deixou curiosa do começo ao fim) e te deixa aquele gostinho de quero mais. Ainda bem que existe outras sagas de Fate, sem dúvida nenhuma vou assisti-las e depois conto o que eu achei para vocês. :D

     Esse anime cheio de lutas e ação não teria nada de romance, certo? Errado! O anime possui um pouco de romance sim, apesar de ser bem pouco. Eu sinceramente não gostei muito do casal, mas tem várias pessoas que gostaram bastante. Então, né? Por que não?


     Agora vamos para os pontos negativos. Posso falar de 4 aqui para vocês:

1. O protagonista Emiya Shirou

    Nossa, Shirou me irritou bastante no decorrer do anime. Com aquele complexo de herói, ele sempre fez escolhas burras e inaceitáveis. Sério, vocês vão saber do que eu estou falando quando assistirem. Explica para mim, como um humano acha que pode derrotar algum dos servos que foram heróis do passado? Sério, na maior parte do anime ele ficou dando trabalho para a Saber. Esse personagem só salvou porque ele conseguiu se redimir nos 35% acontecimentos finais do anime.


2. Falta de Aprofundamento em alguns personagens

    Como eu disse mais acima, alguns ótimos personagens tiveram uma aparição muito supérflua. Além de personagens com boas habilidades que não puderam mostrar seu verdadeiro poder, poderiam ter mostrado mais da história por trás de cada um. Só espero que nos próximos eles aprofundem um pouco mais.



3. Algumas coisas ficaram sem explicação

    Fiquei com algumas dúvidas, poucas, mais fiquei. É uma das piores sensações do mundo quando você está assistindo a qualquer coisa. Alguns acontecimentos e fatos poderiam ter sido melhores explicados.



4. Final

     Sem dúvida nenhuma o que mais me decepcionou foi o final. Achei que por trás de toda aquela ótima trama, o mínimo que eles poderiam fazer era dar um final digno para o anime. Bem, isso não aconteceu. O final de várias personagens e as atitudes de Shirou em relação a alguns fatos me decepcionaram muito nessa parte.


     Bem, eu indico esse anime para quem gosta de ação, magia e uma trama criativa e que te deixa curioso do começo ao fim. Mesmo com todos os pontos negativos que citei acima, o anime é realmente MUITO bom, posso dizer que ele está no meu TOP 10 de “Animes com as Melhores Tramas”. Por isso, não desanimem e assistam por si mesmos para tirar suas próprias conclusões.

Já assistiu? Qual o seu personagem preferido? Se não assistiu, pretende assistir? Postem nos comentários! Eu realmente preciso de alguém para falar sobre esse anime :P

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário