quinta-feira, 9 de junho de 2016

Resenha: A Bailarina Fantasma


Autora: Socorro Acioli
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 186

        A Bailarina Fantasma foi um livro que realmente me surpreendeu. Eu pensei que seria uma história bem infantil, que só crianças gostariam. Que doce engano! Posso dizer seguramente que ele pode ser lido e aproveitado por pessoas de qualquer idade. Então, aproveitem a resenha e se encantem por essa obra.

       Anabela e Marcelo eram uma família muito feliz. Tinham o orgulho de morar na casa mais antiga da cidade e não se importavam com o que os outros diziam. Um dia, Marcelo recebeu uma bela proposta: auxiliar na reforma do mais antigo teatro da cidade, o Theatro José de Alencar. Os dois não poderiam estar mais felizes. Porém, acontece algo que mudará a vida de Anabela para sempre. Quem era a bailarina fantasma que estava dançando no palco? Por que ela queria incessantemente conversar com a amedrontada garota? Por que seus olhos estavam tristes? Isso você só vai descobrir lendo.

        Como esse livro é um infanto-juvenil, eu irei enumerar algumas características que eu considero importantes sobre ele durante o texto. O primeiro fator que merece destaque são as descrições (de lugares, pessoas). Elas possibilitam que o público mais jovem desenvolva a criatividade e a imaginação, tornando a leitura mais dinâmica e divertida. Eu tenho muito orgulho em falar que essa foi a primeira obra sem ilustrações que minha prima de 11 anos leu. A Bailarina Fantasma fez com que ela passasse a se interessar cada vez mais por esse novo mundo repleto de histórias e aprendizado.

           Não posso deixar de comentar sobre a grande variedade de personagens. Todos tinham suas próprias características e particularidades, sendo que o leitor podia se identificar com mais de um ao mesmo tempo. O interessante é que não havia um protagonista, pois cada um tinha um momento que se destacava mais que o outro, ou que se tornava mais crucial para o seguimento da trama. A autora não impôs a simpatia pelo personagem para o leitor, ela deixou que ele escolhesse qual era o seu preferido. Muito Inteligente!

          O que faz com que o leitor, tanto adulto quanto criança, fique tão compenetrado no livro, é o mistério contido nele. Você inicia a leitura com várias perguntas não respondidas e acaba realmente curioso para saber o que aconteceu e o que irá acontecer na história. Desse modo, os personagens vão nos esclarecendo certas questões ao seu próprio ritmo. Há vários narradores, sendo que cada um descobre ou conta algo importante à quem está lendo.

      Eu termino a minha resenha reafirmando como essa obra é realmente muito gostosa e fácil de ler (eu a li em menos de um dia). Se você tem filhos, é certeza que eles irão gostar tanto quanto eu e minha prima. Ganhei esse livro em um sorteio de cortesias e realmente me sinto extremamente sortuda por isso. Pretendo adquirir as outras obras da série Anabela em Quatro Atos.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário